Processo seletivo: perguntas inteligentes que aumentam suas chances de aprovação
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Noelle Isidoro Neves
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Julho marca um momento típico para as transições no mercado de trabalho. Saber o que perguntar na entrevista pode ser o seu diferencial, diz executiva do Infojobs
Julho é mês de virada no calendário profissional. Empresas reavaliam estratégias, contratam para o segundo semestre e intensificam processos seletivos. Para quem está de olho em novas oportunidades, o momento é quente — e competitivo. Nesse cenário, preparar-se para responder às perguntas do recrutador imperativo.
Profissionais mais atentos sabem que uma boa entrevista não é feita apenas de respostas, mas também das perguntas certas. Por isso, o tipo de pergunta que o candidato faz à empresa ou ao recrutador pode revelar tanto sobre seu perfil quanto o próprio currículo.
“Uma entrevista não deve ser um processo de mão única. Quando o profissional elabora as perguntas, a partir das informações adquiridas ao longo da entrevista ou por meio de pesquisas sobre a empresa ou posição, ele demonstra preparo, interesse real na oportunidade e protagonismo, pois ele também está avaliando a organização, afirma Patrícia Suzuki, CHRO do Redarbor, detentor do Infojobs, site de empregos mais usado do Brasil.
Questionamentos bem colocados indicam interesse genuíno por parte do profissional — e ajudam a entender se aquela vaga realmente faz sentido para seu momento de carreira.
A seguir, confira dicas de perguntas para fazer em uma entrevista de emprego — e o que elas revelam:
1. Quais serão as medidas de sucesso para essa função nos primeiros 3 a 6 meses?
Demonstra foco na entrega desde o início, interesse pelas expectativas da empresa e permite entender se há chances concretas de atingir metas ou se o cenário é de sobrecarga.
2. Existem iniciativas da empresa para o desenvolvimento da equipe?
Em vez de questionar genericamente sobre “plano de carreira”, o foco aqui é na cultura de aprendizado nas ações práticas que já existem na empresa. Mostra ambição saudável e vontade de crescer com consistência.
3.Quais são os maiores desafios da área hoje?
Ajuda a entender o senso de urgência da área e os cenários concretos. Também é uma forma elegante de investigar o clima interno e a saúde da equipe.
4. A empresa tem cultura de feedback ou processo de avaliação de desempenho para que eu possa saber onde melhorar?
Revela abertura ao diálogo e disposição para o aprimoramento contínuo — características valorizadas em qualquer cultura organizacional.
5. Existem mudanças ou transformações previstas para o time ou para a empresa nos próximos meses que envolvam direta ou indiretamente essa área?
Mostra visão sistêmica e capacidade de se antecipar a cenários em que o profissional fará parte.
6. A empresa tem iniciativas práticas de diversidade e inclusão?
Demonstra engajamento, alinhamento de valores e disposição para contribuir com a construção de um ambiente mais justo e equitativo. É uma das perguntas mais importantes para profissionais que fazem parte de grupos de diversidade, ou se identificam com o tema, identificarem se há espaços reais de diálogo, desenvolvimento e reconhecimento para si dentro da empresa.
7. Há algum ponto sobre sobre o meu perfil, experiência ou algo que eu possa esclarecer melhor?
Essa pergunta é ideal para o final da conversa. Demonstra humildade, escuta ativa e reforça o interesse genuíno pela oportunidade — além de abrir espaço para correções de rota.
Por que perguntar também é estratégia?
“Ao fazer perguntas com intenção genuína de conhecer a empresa, o contexto da vaga e o que o ambiente oferta em termos de desenvolvimento coloca o candidato como parte ativa do processo. Isso mostra que ele não está ali apenas para ser escolhido, mas também escolher o melhor para sua carreira. Isso muda a dinâmica da entrevista e valoriza os dois lados”, reforça Patrícia Suzuki.
E conclui, “ao assumir uma postura ativa na conversa, você não apenas impressiona quem está do outro lado da mesa — também garante que a vaga, a cultura e os desafios estejam realmente alinhados com o que você busca, porque entrevista boa de verdade é aquela em que profissional e empresa saem confiantes com a escolha que estão fazendo".
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>