Logo
Imprimir esta página

Granado dobra faturamento no e-commerce com SEO técnico e mídia paga

Uma das maiores marcas de perfumaria do Brasil aplicou uma estratégia ousada: reduziu investimentos em mídia paga sobre termos já fortes no SEO e viu a receita escalar em 52 dias.

Uma estratégia que integra inteligência em SEO e gestão de mídia paga fez o faturamento do e-commerce da Granado dobrar em apenas 52 dias. A ação, desenvolvida pela agência especializada liveSEO, apostou em uma abordagem ousada: testar a redução da mídia paga sobre palavras-chave nas quais a marca já tinha forte presença orgânica, redirecionando esforços para otimização técnica e conteúdos mais estratégicos.

Em 2023, a Granado identificou uma queda relevante no tráfego orgânico e buscou a liveSEO com um objetivo claro: recuperar a performance e escalar resultados com inteligência e previsibilidade. O plano incluía o aumento do número de palavras-chave posicionadas, padronização de conteúdos e reestruturação técnica do site.

Foi então que a liveSEO sugeriu testar a redução da mídia paga em termos de marca e categorias-chave para medir a capacidade do SEO de absorver a demanda. A iniciativa foi colocada em prática inicialmente em 2024 e os resultados obtidos levaram à adoção de um processo contínuo de redistribuição inteligente de mídia.

"Existe uma desconexão muito grande entre essas duas frentes no mercado, mas o real resultado só é possível quando a inteligência de SEO é aplicada ao pago”, afirma Lorena Martins, diretora de marketing da liveSEO.

Os resultados: aumento expressivo em receita e cliques

Primeiro teste, em 44 dias:
+56% no share de sessões orgânicas
(506% de crescimento nas sessões orgânicas versus mesmo período do ano anterior)

+160% no share de receita orgânica
(288% de crescimento Year over Year - YoY)

+325% nos cliques orgânicos para o termo da marca

A receita incrementada no orgânico superou a queda da receita paga em 50%

Segundo teste, após 8 dias:

+126% no share de sessões orgânicas
(134% de crescimento YoY)

+181% no share de receita orgânica
(127% de crescimento YoY)

A receita orgânica foi 96% superior em relação a receita de mídia paga pré-teste.

Com os aprendizados, a parceria evoluiu para um processo contínuo: mensalmente, a equipe cruza dados entre Ads e SEO, mapeia sobreposições, identifica oportunidades e ajusta a distribuição de investimentos entre tráfego pago e orgânico.

“Nosso objetivo não é acabar com a mídia paga, muito pelo contrário. É construir um modelo em que os dois canais se potencializam em vez de competir e o impacto aparece na receita”, destaca Lorena.

Segundo especialistas, muitas marcas ainda concentram verba de mídia paga em termos nos quais já têm alta autoridade orgânica, uma estratégia pouco eficiente que consome budget desnecessariamente. O case da Granado mostra que há espaço para um novo tipo de gestão integrada entre SEO e Ads, mais técnico, preditivo e rentável.

“Os aprendizados desse teste reforçam a importância de decisões orientadas por dados no e-commerce, gerando resultados expressivos num curto tempo”, reforça Isabela Araújo, Analista Sênior no E-commerce da Granado. “Agradecemos à equipe da liveSEO pela parceria e pelo trabalho técnico nesse projeto. A estratégia integrada entre SEO e mídia paga nos ajudou a escalar resultados de forma eficiente”.

Em tempos em que muito se discute se o SEO perdeu relevância com a chegada da inteligência artificial e da busca generativa, o case da Granado é uma resposta prática e mensurável de que o SEO, quando bem planejado, não só continua relevante, como pode ser protagonista em estratégias de crescimento digital.

“A inteligência artificial mudou as regras, mas não eliminou a importância de ser encontrado com autoridade, relevância e experiência de usuário. O SEO não morreu, ele evoluiu”, finaliza Lorena.

Sobre o Grupo liveSEO

O Grupo liveSEO é a maior agência especializada em SEO da América Latina, com atuação no desenvolvimento de projetos de SEO, performance e tecnologia para e-commerce e grandes marcas. Com sede no Paraná e presença nacional, o grupo soma hoje cerca de 200 colaboradores, aproximadamente 350 projetos ativos e um valuation de R$ 70 milhões. Além da operação de SEO, o grupo atua com desenvolvimento e evolução de e-commerces, inteligência de dados e soluções em tecnologia, além de manter um time dedicado à pesquisa e desenvolvimento de projetos com inteligência artificial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto