Zoox Smart Data integra ESG e dados para práticas sustentáveis no setor de seguros
Em um cenário global onde os critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) se tornam cada vez mais essenciais para a reputação e o sucesso das companhias de seguros, a Zoox Smart Data apresenta soluções para impulsionar essa prática. A companhia demonstra como o uso estratégico de dados otimiza operações, utilizando a tecnologia como a principal aliada na jornada pela sustentabilidade.
No ambiente corporativo, os critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) evoluíram de uma simples tendência para um fator estratégico, que se tornou prioridade. Empresas que buscam competitividade, sustentabilidade e responsabilidade social agora veem nesses pilares a base de suas operações.
Rafael Albuquerque, CEO & Founder da Zoox, falou sobre como as soluções da Zoox apoiam seguradoras na coleta e análise de dados. “Trabalhamos com seguradoras que buscam não apenas eficiência operacional, mas também uma atuação mais responsável. Nosso ecossistema ajuda essas empresas a organizar, conectar e interpretar informações relevantes, sempre respeitando os parâmetros de governança e compliance. O apoio às práticas ESG acontece de forma transversal, desde a coleta até a análise estratégica dos dados, com foco em gerar valor e visão de futuro.”
A utilização dos dados pode ajudar o mercado de seguros a criar jornadas mais inclusivas, considerando públicos diversos, seus hábitos, necessidades e contextos socioeconômicos diferentes. O setor de seguros é um agente capaz de transformar sua atuação por meio da inteligência de dados. Ao aprofundar a compreensão sobre os diversos perfis, necessidades específicas e as informações detalhadas para acessar produtos, as seguradoras podem adequar os padrões internos, conforme as estratégias voltadas para a governança corporativa.
A Zoox acredita que dados em tempo real podem ajudar a mensurar de forma mais eficiente o impacto ambiental das operações das seguradoras. “Atuar em tempo real é um diferencial. Ele permite que as empresas tenham mais clareza sobre suas operações, atuem de forma proativa e acompanhem indicadores com mais precisão. No contexto ambiental, isso se traduz em visibilidade contínua sobre variáveis que antes eram vistas apenas de forma reativa. A forma como cada empresa aplica isso varia bastante, mas a base está sempre em ter dados confiáveis, conectados e acionáveis”, reforçou Albuquerque.
A governança de dados não é um tema isolado, por estar diretamente ligada à responsabilidade que uma empresa assume diante de seus stakeholders. Quando falamos de ESG, estamos falando também de confiança, que se constrói com transparência, ética e uma boa estrutura de dados. “Na Zoox, incentivamos nossos parceiros a olharem para o dado como um ativo estratégico, mas também como um compromisso com a sociedade. A maturidade digital passa, inevitavelmente, pela capacidade de governar esse ativo com inteligência e responsabilidade”, concluiu o executivo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>