Autorreflexão: competência fundamental para carreira de sucesso
Especialista do Senac São Paulo mostra como colocá-las em prática para lidar com as adversidades e minimizar o estresse no dia a dia
Já faz algum tempo que as habilidades emocionais são destaque no mundo do trabalho. A demanda por funcionários com alta inteligência emocional está em evidência e segundo levantamento da consultoria de recrutamento e seleção Robert Half, por exemplo, a inteligência emocional foi considerada por 49% dos entrevistados a principal habilidade para uma boa liderança na atualidade.
Para Jaqueline Souza Santos de Oliveira, Executiva de Contas do Atendimento Corporativo do Senac São Paulo, esse resultado pode ser explicado pelo fato de que as habilidades emocionais permitem olhar para as questões profissionais de forma integral. “Somos indivíduos com sentimentos, vivências e referências únicas e compreender essa diversidade é essencial para lidar com os desafios do trabalho de maneira construtiva”, afirma.
No ambiente corporativo, os líderes e demais profissionais emocionalmente preparados inspiram confiança, motivação, empatia e são mais acessíveis e receptivos aos feedbacks com a equipe. Segundo a especialista do Senac São Paulo, a autorreflexão e a autopercepção são pilares importantíssimos nesse caminho. “Reservar momentos para analisar nossas ações, reações e emoções ao longo do dia nos ajuda a desenvolver maior consciência sobre os padrões comportamentais. Quem pratica a autorreflexão, por exemplo, consegue ser mais assertivo em situações de estresse, evita respostas impulsivas e adota posturas mais equilibradas”.
Entre outras formas de desenvolver habilidades emocionais, a especialista destaca o investimento em terapia ou outras atividades de reconexão consigo mesmo como atividades potentes e transformadoras. “Ao dedicarmos tempo para cuidar do nosso interior, desenvolvemos maior clareza emocional, aprimoramos nossa percepção sobre nós mesmos nas interações e ampliamos nossa visão de mundo, tornando-nos mais conscientes e equilibrados em nossas relações. Esse processo naturalmente reverbera em nossa carreira”, afirma Jaqueline que aponta cinco razões para desenvolver as competências emocionais no trabalho:
1. Produtividade: colaboradores que mantêm uma boa saúde emocional tendem a ser mais produtivos e engajados em suas tarefas;
2. Redução do estresse: Uma boa saúde emocional ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável;
3. Colaboração e trabalho em equipe: pessoas emocionalmente saudáveis são mais propensas a se comunicarem efetivamente e a colaborarem com os colegas;
4. Saúde física: Há uma conexão entre saúde emocional e saúde física, com impactos significativos na saúde geral.
5. Invista em terapia ou outras atividades de reconexão consigo mesmo. Ao dedicarmos tempo para cuidar do nosso interior, desenvolvemos maior clareza emocional, aprimoramos nossa percepção sobre nós mesmos nas interações.
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