Falta de previsibilidade de vendas trava crescimento, aponta especialista
Empreendedor que vendeu agência na Europa quer aplicar no Brasil metodologia voltada a criação e escala de negócios digitais
Enquanto o Brasil bate recordes de criação de novos negócios, foram mais de 3,8 milhões de empresas abertas em 2024, segundo o Mapa de Empresas do governo federal, uma parte significativa dos empreendedores digitais ainda enfrenta dificuldades para escalar suas operações. E a razão não está na ausência de conhecimento técnico.
Para o especialista João Mafra, que acaba de retornar ao país após vender sua agência de marketing digital na Europa, o problema está em outro ponto da engrenagem: a falta de previsibilidade de vendas. “A maioria dos especialistas tem conteúdo, experiência e até autoridade em suas áreas. O que falta é uma estrutura que transforme isso em canal previsível de vendas, com estratégia de posicionamento, captação e conversão”, afirma Mafra, que fundou e vendeu a agência luso-brasileira Rezult para o Grupo Futuria, dono das Páginas Amarelas em Portugal. Ele agora lidera uma nova operação voltada à aceleração de marcas pessoais de empresarios e transforma-los em infoprodutos no Brasil, com o objetivo de apoiar mil empreendedores até 2028.
Os dados do setor reforçam a análise. De acordo com estudo da Hotmart, o mercado de produtos digitais na América Latina cresceu 17% em receita no último ano, mas 73% dos produtores de conteúdo não conseguem ultrapassar o faturamento mensal de R$ 10 mil. A maior parte trava justamente na ausência de estrutura de funil, previsibilidade na aquisição de clientes e falta de clareza sobre a proposta comercial.
Um levantamento da consultoria McKinsey & Company aponta que empresas que implementam processos claros de aquisição, qualificação e nutrição de leads têm 60% mais chances de atingir estabilidade financeira em até três anos. Ainda segundo a consultoria, o desafio não é mais gerar audiência, mas transformá-la em receita consistente, especialmente em negócios baseados em serviços, conhecimento ou autoridade.
Foi com esse olhar que João Mafra estruturou sua metodologia, aplicada originalmente na Europa, em projetos de performance digital para mais de 150 empresas. Com base em dados, testes e posicionamento, a Rezult ajudou negócios de nicho , como escolas de idiomas, consultorias financeiras e clínicas especializadas, a tornarem suas operações previsíveis, independentemente de campanhas pontuais ou redes sociais. “Não se trata de fórmula de lançamento, mas de produtivização e escala de conhecimento através de metódo e intencionalidade”, diz.
O novo projeto de Mafra no Brasil parte de três pilares, que são a construção de marca com autoridade, estrutura de vendas previsível e modelo de oferta escalável. A operação funcionará em formato híbrido, com mentorias, squads de execução e formação de núcleos de aceleração. “Nosso foco não é fazer o especialista aparecer, mas vender de forma consistente, com margem e clareza de produto”, explica.
Segundo o Sebrae, quase 50% dos empreendedores digitais encerram suas atividades até o segundo ano de operação. Entre os motivos mais citados está a “falta de controle e planejamento financeiro”, um reflexo direto da ausência de previsibilidade nas vendas. “Quando um negócio depende da sorte ou do conteúdo viral da semana, não há como tomar decisões estratégicas”, afirma Mafra.
Ao retornar ao Brasil, o empreendedor aposta em um mercado aquecido e sedento por profissionalização. Em um país com mais de 40 milhões de trabalhadores autônomos e uma economia digital em franca expansão, João Mafra vê a oportunidade de replicar o modelo testado na Europa e criar uma nova geração de marcas digitais brasileiras, estruturadas para vender, escalar e durar.
Sobre João Mafra
João Mafra é empreendedor digital, formado em Gestão de Empresas pela Universidade da Beira Interior (Portugal) com graduação International Management pela Hochschule Worms (Alemanha). Fundador da agência de performance Rezult, vendeu a empresa para o Grupo Futuria, dono das Páginas Amarelas em Portugal, após consolidar um modelo de crescimento previsível em vendas. Criador do evento Digital Connect e do podcast @fomocast.pt, Mafra ajudou mais de 150 empresas e agora atua no Brasil com foco em acelerar a construção de marcas digitais escaláveis. Sua nova meta é assessorar mil empreendedores até 2028. Para mais informações, acesse https://rezultdigital.com ou pelo instagram.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>