Susep já cadastrou 2.217 associações de proteção veicular
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Em comunicado publicada na manhã desta quarta-feira (16), a Susep informou que 2.217 associações de proteção patrimonial mutualista concluíram o processo de cadastramento. O prazo para cadastramento foi encerrado nesta terça-feira (15). “É um passo importante para a regularização dessas entidades e para o fortalecimento da supervisão no setor”, acentua o texto publicado pelo órgão.
Ainda de acordo com a Susep, esse cadastramento foi apenas a etapa inicial do processo de regularização. Contudo, essa é “condição necessária” para que a associação seja, futuramente, reconhecida como entidade regular perante a autarquia. “Com a submissão formal ao órgão supervisor, as entidades conferem maior transparência à sua estrutura, governança e forma de operação, passando a figurar com o status de em regularização junto à Susep”, explica o comunicado.
A Susep acrescenta que esse “novo status” permite que as associações continuem as suas atividades, até que sejam concluídas as etapas seguintes exigidas pela legislação.
Já as entidades que não realizaram o cadastramento dentro do prazo legal e continuarem operando passam a estar em situação irregular, “sujeitas às responsabilizações administrativa, civil e criminal”.
O processo de regularização só será concluído com a apresentação do contrato de prestação de serviços com uma administradora autorizada pela Susep.
Os pedidos de autorização para a constituição de administradoras serão recebidos após a aprovação da regulamentação que se encontra em elaboração.
Até lá, as entidades permanecem em situação transitória de regularização, conforme previsto na Lei Complementar 213/25 e na regulamentação infralegal em desenvolvimento.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>