Logo
Imprimir esta página

ANS abrirá nova consulta pública sobre política de preços dos planos de saúde

Decisão foi anunciada nesta segunda-feira (14/7), durante a 625ª Reunião de Diretoria Colegiada da agência.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abrirá uma nova consulta pública para discutir o projeto de reformulação da Política de Preços e Reajustes dos planos de saúde privados. A decisão, que ocorre em cumprimento a uma ordem judicial obtida pela Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) para interromper o processo, foi anunciada nesta segunda-feira (14/7), durante a 625ª Reunião de Diretoria Colegiada da agência.

Carla de Figueiredo Soares, diretora-interina da agência, destacou que todos os atos relacionados ao processo de revisão das regras seguem válidos, assim como as decisões da colegiada sobre o tema. “Não trazemos nenhum elemento novo, apenas a unificação dos documentos, conforme pedido na decisão judicial, e a abertura da consulta pública por 90 dias”, afirmou.

Soares também ressaltou que não existe uma proposta definitiva e que novos elementos podem surgir após a nova consulta pública. “A sociedade pode trazer mais sugestões, e com isso podem surgir aprimoramentos”, destacou a diretora-interina.

Críticas

A proposta da política de reajustes foi questionada pela Abramge. A associação obteve na Justiça uma liminar para interromper o processo, sob o argumento de que uma proposta de tamanha abrangência deveria vir acompanhada de uma análise de impacto regulatório mais aprofundada.

O Ministério Público Federal (MPF) também pediu à agência análises mais detalhadas sobre o pacote de alterações, que inclui, por exemplo, mudanças nos critérios de reajuste dos planos coletivos.

A ANS apreciou notas técnicas e relatórios de audiência e da primeira consulta pública realizada sobre o projeto em 28/4, durante a 621ª Reunião de Diretoria Colegiada (DICOL) da agência. Na reunião, foram apresentadas duas normativas construídas após as discussões, uma referente a reajuste coletivo e a outra à revisão técnica. Todos os documentos serão disponibilizados na nova consulta pública, sem alterações.

Reajuste para planos não regulamentados é definido

A diretoria da ANS aprovou o reajuste de 2025 para planos de saúde individuais não regulamentados (realizados por termo de compromisso), que foram celebrados anteriormente à vigência da Lei nº 9.656. A agência realizou uma série de cálculos e definiu os seguintes reajustes para as quatro operadoras que compõem a categoria de planos:

Amil Assistência Médica: 6,47%
Bradesco Saúde: 7,16%
SulAmérica: 7,16%
ItausegSaúde (seguradoras especializadas em saúde): 7,16%


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto