Logo
Imprimir esta página

Inclusão de pessoas com deficiência deve considerar também os idosos, alertam especialistas

Valdesir Galvan*

Avanço decisivo em prol da inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência no Brasil, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) completa uma década neste mês. O marco temporal nos convida à reflexão acerca dos avanços e desafios na busca pela igualdade de direitos e liberdades fundamentais assegurados pela legislação a essa população, como acessibilidade, empregabilidade, acesso à saúde, e o combate à discriminação.

A última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que atualmente são 18,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência – o que equivale a 8,9% do total de habitantes de dois anos ou mais de idade. Portanto, quase nove em cada 100 brasileiros possuem alguma deficiência.

A análise do IBGE aponta ainda que o envelhecimento da população possui relação com a incidência dessas limitações. Enquanto 2,2% das crianças e adolescentes até 14 anos apresentam alguma deficiência, esse número salta para 27,5% entre os brasileiros com 70 anos ou mais.

Essa realidade se reflete na AACD. Aqui, verificamos um importante aumento no atendimento de pacientes idosos que precisaram de neuro-ortopedia, ortopedia e reabilitação: em 2021, o índice de pessoas com mais de 60 anos foi de 18,74%. No ano passado, saltou para quase 25% a proporção dos nossos pacientes nessa faixa etária, ou seja, hoje um quarto da população que frequenta a instituição é de idosos. Por isso, temos cada vez mais nos especializado nesse público, com investimentos em formação do nosso time e em tecnologia para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e resolutivo.

Aliado a isso observamos um aumento da prevalência de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que exigem cuidados contínuos e hoje já são responsáveis por 1,8 milhão de internações anuais no Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda assim, o foco das políticas públicas segue mais direcionado ao tratamento do que à prevenção dessas condições, quando sabemos que a adoção de hábitos saudáveis desde cedo pode reduzir os possíveis problemas de saúde em uma idade mais avançada, o que efetivamente diminuiria o impacto em nosso sistema de saúde.

Acreditamos que planejamento e investimento em políticas públicas de longo prazo se tornam cada vez mais necessários e os dados de envelhecimento da população apontam nessa direção. Nos últimos 25 anos a expectativa de vida da população brasileira saltou de 72 para 76 anos. Além disso, estima-se que o índice de idosos seja de 37,8% em 2070 – sendo que atualmente as pessoas com mais de 60 anos representam 15,6% dos habitantes do país.

Outro dado importante da PNAD revela que 55% das pessoas com deficiência trabalham na informalidade e 19,5% são analfabetas, sendo que 47,2% desse grupo têm mais de 60 anos, o que reforça a urgência de medidas que dialoguem com a longevidade da população.

A divulgação de dados sobre essa população não pode ser apenas uma atualização estatística, mas sim um chamado à ação para governos, empresas, instituições e para cada cidadão brasileiro. Saúde, infraestrutura, comportamento, educação e oportunidades são pilares inegociáveis para a construção de uma sociedade que acolha e valorize a diversidade em todas as fases da vida.

*Valdesir Galvan é CEO da AACD, referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária

Sobre a AACD - Referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária, a AACD completa 75 anos em 2025. Com infraestrutura completa, equipe multidisciplinar e corpo clínico especializado, a Instituição é composta por um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação e cinco Oficinas para entrega de serviços e produtos ortopédicos sob medida.

Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG). Também conta com a Cooperação Técnica, que leva o padrão de excelência da Instituição, através de entidades parceiras, para Salvador e Jequié (BA), São José do Rio Preto (SP), Poços de Caldas (MG), Curitiba e Maringá (PR), e Maceió e Arapiraca (AL). Saiba mais no site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto