Por Que É Fundamental Conhecer a Rentabilidade Real da Sua Empresa?
Por Alexandre Kuntgen
O mercado está cada vez mais competitivo. Não é de hoje que ouvimos essa expressão. No entanto, se antes a forma de medir o sucesso da organização era apena analisando o volume de vendas ou faturamento, atualmente, não é mais assim. Diante disso, a análise de rentabilidade ganha protagonismo, uma vez que permite uma visão mais estratégica acerca da performance financeira da empresa, verificando se os investimentos feitos estão dando o retorno esperado.
A partir dessa análise é possível ter uma dimensão do quanto a organização lucra em relação ao que investe. Essa ação vai além de analisar o valor em caixa, pois ajuda a revelar quais ações, serviços, canais ou áreas estão contribuindo com o seu crescimento e quais estão consumindo tempo e verba.
A falta desse tipo de clareza impacta diretamente no crescimento da companhia, uma vez que as decisões são tomadas com base em indicadores isolados que não refletem a real situação da organização. E, justamente, esse é um dos grandes desafios a serem superados pelas empresas. Isso porque, com a dinâmica do dia a dia, muitas acabam investindo em estratégias que acreditam ser aquilo que o negócio precisa, quando na verdade, estão desperdiçando recursos.
Ou seja, a conjuntura do mercado atual, pede que as organizações tenham um olhar mais acentuado sobre as estratégias a serem adotadas. Sendo assim, mais do que executar, é preciso entender a funcionalidade de cada serviço, compreender se faz sentido ou não, bem como identificar pontos de melhorias desde localizar gargalos até reajustar as operações.
Sem dúvidas, executar todas essas ações não é uma tarefa simples, pois exige foco máximo e máxima assertividade nos resultados apresentados. Quanto a isso, a tecnologia, como sempre, se mostra uma importante aliada. Por meio de ferramentas especializadas nessa abordagem, é possível maximizar o desempenho e lucratividade da empresa, ampliar a geração de insights e, sobretudo, tomar decisões com base em informações corretas.
Por meio dessa análise precisa, a companhia consegue destravar as suas oportunidades de valor, permitindo um ganho de crescimento contínuo e medidas que assegurem o seu desempenho. No entanto, é preciso enfatizar que uma ferramenta sozinha não tem a habilidade de mudar realidade organizacional sozinha.
Deste modo, ter o apoio de uma consultoria especializada na análise de indicadores, bem como no planejamento financeiro, é uma importante iniciativa para garantir máxima assertividade e resultados promissores. Afinal, o time de especialistas ajuda a identificar o que pode ou não ser removido, e assegurar que apenas iniciativas rentáveis sejam mantidas nas operações.
Conhecer a rentabilidade real do negócio mais do que importante, é algo fundamental para assegurar a eficiência operacional, saúde financeira e longevidade. Deste modo, para as empresas que querem se manter ativas em um mercado cada vez mais dinâmico, é essencial atribuir essa iniciativa no núcleo organizacional.
Se antes tínhamos a ideia de que era necessário produzir em escala, agora, percebemos o quão importante é analisar. É a partir do conhecimento que é possível traçar um caminho de sucesso e, em se tratando do meio corporativo, conhecer sua rentabilidade hoje, é o que garante o sucesso de amanhã.
Alexandre Kuntgen é Partner da SolvePlan.
Sobre a SolvePlan
Fundada em 2012, a SolvePlan é especializada em soluções para planejamento orçamentário, consolidação societária, publicação de resultados e analytics, entregando aos clientes ferramentas que agregam valor aos negócios. A dedicação e o reconhecimento de seus clientes levaram a SolvePlan ao patamar de parceiro Gold SAP, com mais de 200 projetos entregues.
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