Vai Empreender? 4 Verdades Essenciais para Todo Iniciante (Destaque)
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gabriela Araújo
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Com experiência de 20 anos no empreendedorismo, Elton Matos, CEO da Airlocker, compartilha dicas para quem quer se tornar um empreendedor
De acordo com a mais recente edição do Monitor Global de Empreendedorismo, levantamento realizado pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), metade da população adulta brasileira não empreendedora deseja abrir o próprio negócio em até três anos, o que corresponde a cerca de 47 milhões de indivíduos de 18 a 64 anos.
Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes, afirma que empreender não é uma jornada fácil, mas que ela se torna mais fluída quando executivos experientes compartilham suas dicas e aprendizados, abrindo caminho para quem está começando a trilhar esse desafio. “Ouvir aqueles que já superaram os primeiros desafios e conseguiram consolidar suas marcas é fundamental na fase inicial do empreendedorismo. Por isso, mentorias, palestras, workshops e outras oportunidades de aprendizado são essenciais para quem deseja empreender. A troca de experiências não só enriquece o conhecimento, mas também é um dos pilares para alcançar o sucesso”, reforça o empresário.
Com mais de 20 anos no empreendedorismo, Elton preparou uma lista com dicas essenciais para os primeiros passos de quem quer se tornar um empreendedor. Confira:
1. Entenda o problema que você quer resolver
Antes de pensar em produtos ou lucros, pergunte-se: qual dor estou resolvendo? “Um bom negócio nasce de uma necessidade real do mercado. Pesquise, converse com potenciais clientes, observe o que já existe e o que está faltando, e encontre um diferencial competitivo. O valor que você oferece para o cliente que destacará sua empresa dos concorrentes”, ressalta Elton.
2. Não tenha medo de errar, mas aprenda com os erros
Ninguém acerta o tempo todo, faz parte do processo. O importante é corrigir rápido e seguir aprendendo. “Cada desafio traz lições valiosas para o próximo passo. Você precisa ser ágil e desenvolver um pensamento mais estratégico para encontrar soluções com antecedência”, comenta Matos.
3. Entenda o seu público-alvo
Primeiramente, identifique quem são seus clientes ideais e, após isso, entenda seus comportamentos, necessidades e hábitos de consumo. “Um bom empreendedor é, antes de tudo, alguém que sabe ouvir. Ter empatia e praticar a escuta ativa permite compreender verdadeiramente as necessidades do cliente. Quanto mais você conhece seu público, mais assertivas e ágeis serão suas decisões — e melhores os resultados.”, explica o empresário.
4. Cuide bem das finanças desde o início
Antes de iniciar o seu negócio, evite gastos desnecessários, foque no futuro da empresa. Além disso, nunca misture as finanças pessoais com as da empresa, essa é uma das regras de ouro do empreendedorismo. “Erros na gestão financeira estão entre os principais motivos de falência de novos negócios. Por isso, conte com o apoio de uma equipe contábil qualificada, que possa trazer segurança e liberar seu tempo para focar no crescimento da empresa. Ainda assim, acompanhe de perto o controle de caixa, os custos e as despesas”, alerta o CEO.
Sobre a Airlocker
Fundada em 2019 em Porto Alegre (RS), a Airlocker nasceu com o intuito de oferecer maior praticidade e conveniência a moradores de condomínios e ao público que frequenta complexos comerciais, tornando-se a primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis. Para o franqueado, a rede possibilita o gerenciamento do próprio negócio por meio de uma tecnologia de ponta e sem burocracias. Além de não precisar de funcionários, proporciona uma média de trabalho semanal de apenas 4 horas e conta com um suporte 24/7 para o software. Outro diferencial da marca é o marketplace no qual os franqueados podem disponibilizar serviços adicionais como parcerias com lavanderias, petshop e outros. A marca entrou para o franchising em 2022 e alcançou um faturamento de R$ 4 milhões em 2024. Hoje, com mais de 130 unidades, a rede prevê chegar a 220 unidades e alcançar um faturamento de R$ 8 milhões.
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