Proposta de Lei Pode Mudar Regras do Seguro Auto: Entenda o Projeto
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O deputado Fernando Monteiro (Republicanos – PE) propôs mudanças na tramitação do projeto de lei que altera o Código Civil para fixar novos parâmetros no processo de majoração do valor básico do prêmio do seguro auto. O parlamentar quer que a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara analise o mérito da matéria.
“É evidente a correlação da matéria com a as atribuições concedidas à Comissão de Finanças e Tributação, uma vez que dispõe sobre princípios fundamentais que regem o contrato de seguro, podendo causar impactos negativos ao contratante do seguro de automóvel e a segurança do país, uma vez que o projeto pode estimular comportamentos de risco”, argumenta, acrescentando ainda que, segundo o Regimento Interno da Câmara, é de competência dessa comissão deliberar sobre o sistema nacional de seguros privados e de capitalização.
Em linhas gerais, o projeto estabelece que o histórico do condutor não pode ser usado para aumentar o valor do prêmio do seguro, exceto se houver condenação judicial definitiva relacionada a acidente de trânsito ou, no período de um ano, ao menos duas infrações gravíssimas que resultem simultaneamente na apreensão do veículo e no recolhimento da habilitação.
Além disso, é proposto que o valor básico do prêmio do seguro apenas poderá ser majorado em função dos seguintes parâmetros: condições de segurança do veículo, em atenção à sua marca, ao seu modelo e ao exame de vistoria prévia; finalidade e condições de uso do veículo; condições de guarda do veículo; idade do condutor; e tempo de habilitação do condutor.
O texto estabelece também que a existência de sinistro prévio, com perda total ou parcial do veículo, não permite a majoração do prêmio, sendo admitida, tão somente, a perda do direito de desconto no valor do prêmio básico.
Outro trecho importante é o que veda “a majoração do prêmio do seguro fundada na origem, raça, sexo, cor ou religião do condutor”.
No momento, a proposta aguarda a designação de relator(a) na Comissão de Defesa do Consumidor.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>