Logo
Imprimir esta página

Estratégias de vendas eficazes com base na psicologia do consumidor

Estratégias de vendas eficazes com base na psicologia do consumidor

Por Renata Reis

Em um mundo onde a atenção do consumidor é escassa e as opções são infinitas, o cliente não quer só ser ouvido: ele quer se sentir compreendido, de forma quase preditiva. Decifrar seu comportamento, desejos e expectativas não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade estratégica para impulsionar vendas e construir relacionamentos duradouros – algo que pode ser muito bem estruturado e conquistado através da psicologia do consumidor.

Vivemos a era do cliente híbrido: que transita entre o racional e o emocional, entre o físico e o digital. O desafio, portanto, não está apenas em coletar dados a respeito de seu perfil e preferências, mas em extrair significados relevantes em tempo real e agir com empatia e personalização neste atendimento. Afinal, seu comportamento evolui junto com o contexto, a tecnologia e o próprio sistema de crenças de onde está inserido.

Segundo um estudo da Harvard Business Review, entre 85% e 95% das decisões de compra, hoje, são impulsionadas por fatores inconscientes e emocionais. O pertencimento e a validação social são pontos que se destacam nesse sentido, uma vez que o consumidor não quer mais, apenas, comprar um produto, mas se ver representado na marca, adquirindo uma causa, uma comunidade, e um estilo de vida.

Marcas que criam experiências fluidas, rápidas e personalizadas geram uma maior sensação de cuidado, o que ativa o sistema límbico da decisão. O fator “segurança” se sobrepõe ao “preço”, onde provas sociais, garantia, comunicação clara e reputação se tornaram os grandes influenciadores atualmente. Estratégias, portanto, que criem conexões emocionais profundas com os consumidores, capazes de proporcionar resultados bastante positivos para o destaque competitivo.

Empresas que colocam o comportamento do cliente no centro da estratégia conseguem reduzir o CAC (Customer Acquisition Cost) com mensagens mais assertivas; elevar o LTV (Lifetime Value) ao criar vínculos emocionais duradouros; e obter ciclos de vendas mais ágeis, antecipando objeções com conteúdos relevantes. Aquelas que tiverem esse norte estratégico não só encantarão seu público-alvo, como também criarão uma maior confiança e advocacy, o que no mundo digital, é o maior motor de crescimento orgânico que qualquer negócio pode ter.

Mas, como captar esses dados com qualidade e segurança? Diversas ferramentas robustas podem ser incorporadas nos canais oficiais de comunicação da marca para coletar informações referentes a todo o movimento e jornada que cada usuário tiver em sua jornada no site, incluindo cliques, tempo de permanência, abandono, histórico de compras, interações e dores relatadas. Aplique essas métricas em todos os meios onde seus clientes estiverem (redes sociais, fóruns, reviews), que terão maior chance de compreender o que realmente pensam ou sentem sobre sua marca.

Dê voz ativa a eles, criando um espaço de escuta ativa e sem filtro para que compreendam os sinais de mudanças que devem ser ajustadas imediatamente – o que pode ser feito através de feedbacks diretos ou pesquisas de satisfação, como o eNPS. A interseção desses dados, com inteligência, se transformará em um mapa emocional de decisão estratégico para embasar as tomadas de decisões futuras.

Para transformar esses dados em insights que transformem a estratégia de vendas da sua empresa, aplicar uma segmentação emocional e comportamental é um ponto de partida essencial. Vá além da persona demográfica, e crie clusters por necessidade, valor percebido e estado emocional. Com essas informações em mãos, troque os famosos pitches de vendas por narrativas envolventes. O cérebro humano responde mais à emoção do que à lógica, e uma boa história converte mais do que uma lista de benefícios.

Explore, também, a automação para entregar a mensagem certa, no canal certo, no momento certo — mas com autenticidade, não só escala. E, acima de tudo, não se prenda a um único plano: teste, aprenda e ajuste sempre. O que encanta um cliente hoje, pode ser irrelevante amanhã, o que não a torna uma ciência exata, mas algo vivo e em constante evolução.

A psicologia do consumidor é um dos maiores ativos não declarados das empresas, capaz de gerar receita previsível, relacionamento duradouro e vantagem competitiva sustentável. Compreender seus desejos e anseios, atendendo essas demandas com empatia e personalização, é o que impulsionará a imagem de sua marca no mercado junto a uma prosperidade contínua.

Renata Reis é CRO da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de VoiceBot, SMS, e-mail, chatbot e RCS.

Sobre a Pontaltech

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, VoiceBot, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto