Inteligência artificial transforma a jornada do seguro: inovação e eficiência
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Carol Rodrigues - Revista Cobertura
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Entre os destaques, edição 276 da Revista Cobertura traz entrevista exclusiva com o CEO da Justos, além de uma matéria sobre os 130 anos da aliança Brasil-Japão
É fato que a inteligência artificial (IA) pode ser aplicada em todos os momentos da jornada de compra e utilização do seguro. De forma gradual, é isso o que as seguradoras estão fazendo, conforme a matéria de capa da edição 276 da Revista Cobertura.
“Além de agilizar processos, a IA traz conveniência real para o dia a dia do segurado, melhorando a forma como o cliente se relaciona com a seguradora. No final, melhoramos a vida da seguradora, do corretor e do cliente final”, diz João Alberto Duarte, CTO e cofundador da Olik.
Na edição de junho da Revista Cobertura, executivos de seguradoras contam o que estão fazendo com o apoio da inteligência artificial para melhorar a experiência do consumidor e otimizar processos.
“Usamos a IA há muitos anos, nos modelos de precificação e aceitação, modelos de fraude em sinistros e ressarcimento, entre outros. Temos dezenas de iniciativas internas de uso de IA tradicional baseadas em modelos regressivos, machine learning e deep learning e, mais recentemente, projetos com GenAI para modelos de LLM internos para área de suporte a funcionários em processos administrativos”, compartilha Dennis Milan, diretor de Tecnologia, Inovação e Digital da Tokio Marine.
“As seguradoras que se reinventarem ganharão a atenção dos clientes e o mercado. Por outro lado, a adoção em massa da IA em todos os setores da sociedade criará também riscos e, consequentemente, novas oportunidades para as seguradoras (isto é, danos decorrentes de erros atribuídos à IA, cibersegurança, proteção de dados, seguros conectados etc.)”, comenta Raphael Araujo, diretor de Tecnologia para Serviços Financeiros da Accenture Brasil.
“O Grupo Bradesco Seguros vem avançando em iniciativas que envolvem inteligência artificial generativa aplicada a bases de conhecimento estruturadas. Trata-se de uma evolução importante na forma como o conhecimento é compartilhado, com transparência, segurança e foco na experiência do usuário. Esses recursos também fortalecem o suporte à tomada de decisão e à personalização das jornadas”, comenta José Loureiro, diretor de Inovação, Digital e Dados no Grupo Bradesco Seguros.
Confira essa e outras matérias na edição de junho (276) da Revista Cobertura.
Destaques:
Entrevista: Justos lança seguro auto anual com aposta na qualidade e na excelência. “O lançamento responde diretamente ao que ouvimos do mercado: havia uma demanda clara por um produto anual, com cobertura robusta, serviço de excelência fluida, tanto para o cliente quanto para o corretor. É isso que estamos entregando agora”, diz Dhaval Chadha, CEO e cofundador da Justos.
Aliança Brasil-Japão: Companhias japonesas atuam como embaixadoras da cultura de prevenção no Brasil. “A cultura japonesa valoriza o planejamento financeiro, a gestão de riscos e o seguro como instrumento de estabilidade social – e esse olhar vem contribuindo significativamente para ampliar a conscientização dos brasileiros sobre a importância de se proteger”, diz Masaaki Itakura, diretor executivo da Tokio Marine.
Novo mercado: Cooperativas entram no mercado para contribuir com a democratização do seguro. “As cooperativas de seguros não querem ser tratadas como sociedades anônimas. O objetivo delas é proteger o patrimônio dos cooperados da forma mais eficiente, segura, barata e eficaz possível”, comentou Raul Canal, presidente da Confseg.
Mercado: Área de Afinidades da Sabemi desponta com parcerias diferenciadas e a criação de operações ágeis e jornadas simples. “Precisamos ser criativos na formatação dos produtos para que eles sejam tangíveis e possam ser usufruídos em vida pelos nossos clientes. Além disso, precisamos desenvolver integrações tecnológicas simplificadas, com jornadas simples e inteligentes”, destaca
Thiago Schmidt, head de Affinity da Sabemi Seguradora.
Comunicação & Marketing: Segunda edição da publicação especial da Cobertura “Quem é Quem” vai destacar a atuação dos escritórios e dos profissionais que atuam com direito do seguro no Brasil.
Evento: Indústria de seguros será uma das mais preponderantes no século XXI, apontam ícones do mercado durante a Conseguro 2025.
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