Sincor-PR realiza 1º Fórum de Corretores de Seguros 2025 em Maringá
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/Livia Alves
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Evento reuniu mais de 250 profissionais e debateu temas jurídicos, inovações e oportunidades para o setor
O Sincor-PR realizou, na última quinta-feira (26), em Maringá, a primeira edição de 2025 do Fórum Paranaense de Corretores de Seguros, reunindo mais de 250 participantes no Hotel Transamérica. A iniciativa teve como foco a atualização profissional, o fortalecimento do mercado e o debate sobre os principais desafios e oportunidades que impactam o dia a dia dos corretores.
O evento teve início com um painel jurídico que trouxe uma análise detalhada sobre a nova Lei Complementar 213/2025, responsável pela regulamentação das mútuas e cooperativas, além da Lei 15.040/2024, que institui o Marco Legal dos Seguros.
Wilson Pereira, presidente do Sincor-PR, explicou que o foco nas atualizações legislativas tem o objetivo de conscientizar os corretores sobre o aumento de suas responsabilidades a partir da entrada em vigor da nova lei, prevista para dezembro deste ano. “Vários artigos que elevam a responsabilidade do corretor de seguros e a uma necessidade muito grande de termos base de informações para que a gente passe a se reorganizar no que as atividades vão exigir”, ele complementou, “E também a Lei Complementar 213/2025 onde definitivamente vamos ter uma caracterização de o que é mutualismo, o que seria associações […] e também o nascimento da cooperativa de seguros, são instrumentos novos que estarão em vigor.”
Pereira também expressou sua satisfação com o engajamento dos profissionais no evento. “Estamos aqui de casa cheia, isso é uma alegria, vemos que os corretores estão realmente interessados em se desenvolver e se transformar cada vez mais importante para os consumidores de seguros.”, comentou.
HubCor, Pesquisa Regional e Debate de Oportunidades
Na sequência, foi divulgada uma pesquisa com corretores da Região Sul, conduzida no âmbito do Brasesul 2025. O levantamento trouxe um panorama das demandas e expectativas dos profissionais locais. Também foi realizado o lançamento regional do Projeto HubCor, iniciativa que visa oferecer suporte e melhores condições de trabalho aos corretores de seguros.
José Antônio de Castro, primeiro vice-presidente do Sincor-PR, reforçou a importância dos debates. “É fantástico podermos debater o assunto como a nova legislação, com a Lei Nº 15040/2024 e a 213/2025, conhecer também um pouco daquilo que o Sincor está fazendo pelo corretor, que é o Projeto HubCor, além da oportunidade de trazer conhecimento e relacionamento junto a todos.”, disse.
A programação seguiu com o painel de seguros de benefícios, que discutiu estratégias para ampliar a carteira com produtos como seguro de vida, saúde e previdência. Sammy Davis, fundador da Sammy Davis Consultorias e especialista com mais de 20 anos no setor, comentou que reconhece os benefícios de participar do evento. “Hoje tive a grata satisfação de participar no painel de benefícios junto ao fórum regional paranaense do Sincor, para mim foi muito gratificante, uma experiência muito agradável a onde a gente pode compartilhar boas práticas e compartilhar a necessidade de levar proteção pessoal para as pessoas.”, expressou.
O painel de seguros de automóveis abordou as transformações do segmento, os impactos das inovações tecnológicas e as novas modalidades de contratação. Leonardo Dieguez, superintendente de automóvel da Porto Seguro Auto, destacou a importância da aproximação com os corretores e o tema. “É muito importante estarmos próximos dos nossos corretores aqui em Maringá, patrocinando esse evento e também trocando muito com vocês, e é muito legal estar próximo nesse sentido da cidade, das cidades próximas, e é muito bom estar aqui com vocês.”, disse.
Já Raphael Ribeiro, gerente de relacionamento comercial da Maxpar, reforçou que a empresa veio para participar e contribuir com o evento. “Justamente para trazer para o corretor a importância de vender as assistências de reparo de lataria, pintura e roda de pneu e suspensão como um diferencial para que ele continue mantendo um crescimento constante.”, ele completou, “A gente discutiu no painel algumas preocupações no mercado como um todo, mas também trouxemos uma visão de oportunidade mostrando que com as assistências e com o uso de tecnologia a gente vai conseguir impulsionar o mercado de automóveis mas também o Paraná como um todo.”
Omar Assolari, diretor regional do Grupo HDI no Paraná, também falou sobre o momento de mudanças que o setor está passando. “Um momento muito importante para o mercado, um momento em que o mercado passa por transformações.”, Assolari também exalta a escolha do local para o evento. “O Paraná é um estado muito relevante para o grupo HDI, muito importante para o mercado segurador, então a gente tá muito feliz de participar desse evento.”, concluiu.
Mercado, Relacionamento e Reconhecimento Regional
Luiz César Dullius, vice-presidente do Sincor-PR para o interior, celebrou a realização do evento em Maringá, segundo ele, é uma cidade maravilhosa e hoje acolhe esse mercado e explica que as empresas participando do evento demonstram o compromisso com a inovação. “As companhias vêm nos prestigiando, as companhias estão junto conosco e cada vez mais está trazendo inovação a esse mercado que está pujante e está em franca transformação.”
Paulo Dawibida, diretor comercial da Sancor Seguros, concorda, e afirma que para a Sancor, o local do evento é de grande importância. “Para nós é muito importante estar aqui neste fórum realizado em Maringá principalmente por ser a cidade onde nós temos nossa sede aqui no Brasil, e estar aqui junto ao Sincor e os corretores da região, faz com que a Sancor continue aparecendo crescendo e se desenvolvendo numa região que é muito importante, e principalmente, oferecendo para nossos principais parceiros, os corretores, produtos e soluções que atendam às suas necessidades e as necessidades dos seus clientes.”, disse.
O diretor do Sincor-PR e conselheiro do Sicoob, Paulo Henrique Baena, destacou o papel do evento para o aprimoramento profissional. “Estamos aqui em Maringá apoiando o evento ao corretor de seguro que nesse momento precisa de muitas informações referentes a novas informações do mercado de seguros.”, afirmou.
Já José Ramil Poppi, diretor executivo do Sincor-PR em Maringá e Região, comentou sobre o sucesso do evento. “Tivemos uma presença expressiva dos corretores de Maringá e Região, discutimos vários painéis importantes para o próprio crescimento do mercado de seguros, falamos muito de inovação, de IA e desenvolvimento, temas que os corretores de seguros gostaram e aproveitamos para poder nos atualizarmos um pouco mais.”
Altevir do Prado, superintendente Sul da Bradesco Auto/Re, também falou sobre os impactos das mudanças. “É um ambiente favorável, a gente discutiu as duas Leis que têm interferido no mercado de seguros”, o superintendente completa, ”Essas mudanças de ordem legislativa têm impacto no judiciário, no que se refere ao mercado de seguros, e também têm impacto nos corretores e nos seguradores à medida que se necessita se adaptarem e se atualizarem a essa nova realidade.”, ele explica que olhar para o mercado de seguros é indispensável quando se fala em crescimento nacional, “O Brasil quer se desenvolver e o desenvolvimento obviamente passa por uma sociedade mais protegida e mais planejada, e isso obviamente só é possível com o mercado de seguros desenvolvido.”
Luciana Gomes, gerente da filial Curitiba da C6seg Assessoria, apontou que para a empresa é um momento importante de estar próximo aos corretores de seguros. “Nós que estamos expandindo nossa operação agora para o Sul, apoiar um evento como esse faz com que o mercado fique mais forte e que os corretores possam se desenvolver e ser cada vez mais relevantes para o mercado de seguros.”, comentou.
Ednei Zuim, corretor de seguros e proprietário da DM6 Corretora de Seguros, avaliou o encontro como positivo. “Foi um fórum onde tivemos uma participação muito grande de corretores, o pessoal tem elogiado e pelo que podemos notar foi um sucesso.”
Ricardo Ausek, diretor do Sincor-PR em Maringá e Região e proprietário da RPS Corretora de Seguros, finalizou explicando que além de uma oportunidade de aproximação, foi uma experiência de aprendizado. ”Isso significa para nós um crescimento muito grande na nossa atividade diária, tendo em vista que a gente sai daqui mais fortalecido, mais engrandecido com o conhecimento aprimorado para nossas atividades profissionais.”, finalizou.
O evento teve o patrocínio das seguradoras Bradesco Seguros (Auto/RE, Vida e Previdência, Saúde), Capemisa Seguradora, Grupo HDI (Yelum, HDI e Aliro), Junto Seguros, Maxpar, Porto e Sancor Seguros, além do apoio institucional da CNseg, Sindseg PR/MS, Fenacor, Mapfre Seguros, C6 Seg e Sicoob Eurovale.
O Fórum Paranaense de Corretores de Seguros segue ao longo do ano com novas edições em diferentes regiões do estado, reforçando o compromisso do Sincor-PR com o fortalecimento e a valorização da categoria.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>