Logo
Imprimir esta página

Fraudes sob vigilância: dados e tecnologia avançam no combate aos golpes

Danilo Coelho, diretor de produtos e dados da Quod - Crédito: Divulgação Danilo Coelho, diretor de produtos e dados da Quod - Crédito: Divulgação

Dados da Quod mostram que, há dois anos, um CPF fraudador podia cometer até 6 golpes antes de ser identificado número que caiu para um em 2025

A tecnologia é uma grande aliada das companhias no combate às fraudes. Para ilustrar, dados Quod mostram que, há dois anos, um CPF conseguia cometer de 5 a 6 golpes antes de ser detectado por um sistema. Hoje, a média de golpes cometidos por um mesmo CPF cai para 1.2 crimes até ser descoberto. Em um mercado em que as fraudes se tornam cada vez mais sofisticadas, esse cenário só é possível pelo uso massivo de dados para gerar inteligência.

“No combate às fraudes, os dados são uma arma, em especial, quando temos um filtro que ajuda a transformar as informações em inteligência. Hoje em dia, com Machine Learning, as máquinas conseguem aprender de maneira rápida, porém, elas ainda precisam ser tão rápidas quanto os fraudadores – que também tem acesso à essas inovações. Isso só pode ser atingido por meio de soluções que tenham como cerne uma cultura data-driven”, explica Danilo Coelho, diretor de produtos e dados da Quod, datatech que transforma dados em inteligência para a tomada de decisões.

Esse processo é possível graças a utilização da Inteligência Artificial para prever comportamentos e alertar logo que uma ação suspeita é identificada. “Diferente de um perfil inadimplente, que é afetado por condições externas, mas tende a ser relativamente estável, os fraudadores mudam muito rápido. Por conta disso, é essencial garantir a abundância da coleta do dado - com fontes variadas e alternativas - e, principalmente, a governança dele para permitir que essa tecnologia seja capaz de gerar insights precisos”, diz Danilo.

O especialista também indica que, atualmente, o uso da IA para análises em escala ainda é algo visto em empresas mais maduras. Ainda assim, os dados estão cada vez mais acessíveis. Para ele, nesse cenário, soluções pré-moldadas, que podem ser inseridas dentro de processos já existentes, também podem acelerar as companhias a atingirem esse nível de maturidade.

“Ainda vejo uma falta de maturidade processual para se adequar às ferramentas para lidar com a rapidez das fraudes. Nesse sentido, a oportunidade está dentro das empresas, que precisam se tornar mais maduras. Nós, que somos a defesa, temos uma vantagem estratégica. Além do incentivo de reguladores como o Banco Central para o compartilhamento de informações, temos um filtro de qualidade do que recebemos, enquanto o mundo do fraudador é ineficiente, pois funciona na base da tentativa e erro”, completa o diretor de produtos e dados da Quod.

Sobre a Quod:

A Quod é uma datatech que oferece soluções que transformam dados em inteligência para qualificar tomadas de decisão e alavancar negócios. Possui em seu quadro de acionistas, nomes de peso do mercado financeiro, trazendo solidez e segurança. Através de um portfólio de crédito, antifraude e recuperação de crédito utiliza sua expertise multimercado para gerar vantagens competitivas aos seus clientes. Acesse o site da Quod e saiba mais!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto