FenaSaúde divulga posicionamento oficial sobre os reajustes no setor
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por FenaSaúde
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) avaliou positivamente o novo índice de reajuste definido pela ANS para os planos de saúde individuais e familiares – o menor dos últimos 17 anos, com exceção de 2021, quando houve redução em razão da pandemia de Covid-19. Para a entidade, o resultado reflete, em grande parte, os esforços adotados pelas operadoras nos últimos dois anos para conter o desequilíbrio econômico-financeiro do setor.
Entre as principais medidas adotadas pelas empresas, a federação destaca ações de controle de custos assistenciais, renegociação de contratos com prestadores, revisão de condições comerciais, redução de desperdícios e o fortalecimento das estratégias de combate a fraudes. De acordo com a FenaSaúde, essas iniciativas permitiram maior eficiência na gestão dos planos, contribuindo para a queda do índice de reajuste autorizado.
Apesar do resultado considerado positivo, a entidade chama atenção para a necessidade urgente de revisar a metodologia de cálculo aplicada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para a federação, a fórmula atual pode não refletir adequadamente os custos reais enfrentados pelas operadoras, especialmente em contratos antigos, com carteiras envelhecidas e historicamente defasadas.
“É preciso que o índice definido não fique descolado das reais necessidades financeiras, especialmente em contratos antigos e carteiras com defasagens acumuladas. Persiste a necessidade de se equilibrar os reajustes com uma pressão de custos assistenciais que é crescente e oriunda de um fluxo contínuo de incorporação de tecnologias e terapias caríssimas e da própria judicialização”, afirmou Bruno Sobral, diretor executivo da FenaSaúde.
A federação também ressalta que, mesmo diante de um cenário de maior controle, o setor segue pressionado por fatores externos, como o avanço acelerado de novas tecnologias médicas, aumento da utilização dos serviços e decisões judiciais que obrigam a cobertura de procedimentos não previstos contratualmente. Segundo a entidade, esse contexto reforça a importância de garantir previsibilidade e sustentabilidade para o sistema de saúde suplementar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>