Logo
Imprimir esta página

Marketing Regional: Como Personalização Aumenta o Alcance das Marcas

Por Tatiana Schuchovsky Reichmann*

O estudo de abril deste ano, do instituto de pesquisa MindMiners - "Brasilidades: quantos brasis cabem no Brasil?" - trouxe à tona um dado fascinante: 77% dos brasileiros sentem orgulho de sua identidade nacional. No entanto, esta estatística vem acompanhada de outro ponto essencial – os mesmos brasileiros também valorizam marcas que reconhecem e celebram as particularidades de cada região. Com isso, a pesquisa não apenas mapeia o sentimento de brasilidade, mas também revela como ele se conecta diretamente com as decisões de consumo.

O levantamento ainda aponta que, em um país de dimensões continentais e uma diversidade cultural tão rica quanto a nossa, as grandes empresas precisam ir além do marketing tradicional e dialogar com o DNA local. Nesse cenário, as companhias enfrentam o desafio de abordar especificidades para criar conexões e ultrapassar o quesito comercial. Um caminho eficaz para superar essa barreira é valorizar as características de cada região, compreendendo as nuances que moldam a identidade e o comportamento do consumidor em cada canto do país.

Aliado a isso, existe a necessidade de um olhar mais aprofundado para as oportunidades valiosas de exposição e engajamento genuíno com públicos específicos. Ao focar na adaptação e na compatibilidade em cada cenário, as marcas também têm a oportunidade de se destacar da concorrência, oferecendo produtos ou serviços que ressoam diretamente com as necessidades e a cultura locais, impulsionando um crescimento sustentável e consolidando uma posição de destaque no mercado.

Conectada com este conceito, e como uma empresa que acredita que apoiar a cultura é uma forma concreta de valorizar a diversidade e a riqueza do Brasil, nossa empresa tem ampliado significativamente a regionalização de suas ações em diversas frentes. Um exemplo marcante é o fortalecimento de eventos que impulsionam a economia local e geram impacto social, como o São João de Caruaru, em Pernambuco.

Essa iniciativa, que integra uma estratégia de expansão nacional iniciada em 2016 - pautada pelo modelo de licenciamento de marca, investimentos significativos em marketing e formação de parcerias estratégicas - é a prova viva de que a valorização do regional não só impulsiona a visibilidade de marca, mas também cumpre um papel social relevante. Ao abraçar a diversidade cultural do Brasil, conseguimos desmistificar o consórcio, democratizar o acesso ao crédito e facilitar a realização de sonhos de milhares de brasileiros em cada canto do país.

Em um Brasil tão vasto e diverso, o futuro pertence às marcas que sabem ouvir, compreender e celebrar as muitas vozes que compõem a nossa identidade. A regionalização não é apenas uma estratégia de marketing; é um compromisso com a verdadeira brasilidade, capaz de construir conexões autênticas e duradouras com o consumidor.

*Tatiana Schuchovsky Reichmann é administradora, especializada em gestão empresarial e CEO da Ademicon desde 2020, liderando 450 colaboradores e mais de 8 mil consultores de venda. Em quase 30 anos de empresa, atuou fortemente na área de Marketing e conduziu o desenvolvimento de diversos setores da companhia, como o Pós-Venda, a Contemplação, a Cobrança e o Financeiro. Em 2024, foi eleita a Empresária do Ano, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB/PR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto