5 dicas essenciais para dirigir com segurança e menos estresse nas grandes cidades
Condutas simples ajudam a evitar acidentes e tornam a rotina mais tranquila, apesar do tráfego intenso.
O Brasil registrou 73.114 acidentes de trânsito em 2024, segundo o Painel CNT de Acidentes Rodoviários, desenvolvido pela Confederação Nacional do Transporte. Mais da metade dessas ocorrências aconteceu na região Sudeste, que lidera o ranking de ocorrências com 53% dos registros.
São Paulo, capital mais populosa do país, foi eleita como a cidade com os piores motoristas do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pela empresa Gambling.com, que ouviu mais de duas mil pessoas em todo o território nacional. Na sequência do ranking aparecem Rio de Janeiro, Manaus e Campinas, nesta ordem.
Nas grandes cidades, onde os engarrafamentos e a pressa fazem parte da rotina, o trânsito se tornou motivo de desgaste físico e mental. Termos como “meia roda” e “barbeiro” fazem parte do vocabulário urbano, enquanto os dados confirmam a necessidade de atenção à realidade.
Para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), o crescimento da frota de veículos, aliado à falta de tolerância e de consciência nas vias, tem transformado o trânsito em um dos fatores mais preocupantes da sociedade. Buzinas, crises nervosas e discussões deixam as pessoas vulneráveis ao estresse.
Diante desse cenário, as autoridades de trânsito reforçam a importância de mudanças no comportamento individual como ponto de partida para gerar uma mudança social. Para isso, destacam orientações para quem deseja dirigir com mais segurança e menos estresse nas grandes cidades.
Mantenha o veículo em boas condições
Para garantir a segurança de todos nas vias, uma das principais recomendações do Detran-MS é realizar manutenções periódicas no veículo. Realizar revisões regulares possibilita evitar falhas mecânicas inesperadas que podem causar acidentes graves.
Pneus desgastados, freios ineficientes e problemas na suspensão são alguns dos fatores que comprometem a estabilidade do carro e colocam em risco a vida de motoristas, pedestres e passageiros.
Por isso, entre os cuidados recomendados estão a verificação periódica do estado dos pneus, a checagem do sistema de freios e o acompanhamento da suspensão. O cinto de segurança também deve ser inspecionado com frequência para garantir seu perfeito funcionamento em caso de colisões.
A atenção com esses itens deve ser redobrada por quem depende do automóvel para trabalhar. Manter um carro para Uber em São Paulo, por exemplo, exige cuidados constantes para proteger a própria vida e a dos clientes transportados.
Dirija de forma defensiva
Adotar uma postura de direção defensiva é fundamental para evitar acidentes no trânsito. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e obrigatória nos cursos de formação de condutores desde 2005, a prática consiste em antecipar situações de risco, manter uma postura atenta e agir de forma preventiva, mesmo diante de falhas cometidas por outros motoristas.
De acordo com informações compartilhadas pelo Detran-MS, cerca de 90% dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se os condutores aplicassem corretamente as técnicas aprendidas durante a formação.
Entre as orientações estão manter distância segura dos outros veículos, utilizando a chamada “regra dos dois segundos”, e observar com atenção o comportamento dos demais motoristas para prever possíveis reações perigosas, como mudanças de faixa repentinas ou freadas bruscas.
Planeje o trajeto com antecedência
Outro aspecto importante é o planejamento da rota. Segundo o Detran do Acre (Detran-AC), sair com antecedência e escolher caminhos alternativos são medidas simples que contribuem para uma condução mais tranquila.
Planejar a rota com a ajuda de aplicativos de navegação permite evitar vias congestionadas e monitorar o trânsito em tempo real, facilitando ajustes no trajeto, conforme necessário. Além disso, quando possível, optar por horários fora do pico reduz a exposição a congestionamentos.
As práticas ajudam a evitar imprevistos e reações impulsivas, comuns em situações de pressa ou atraso. Em trajetos mais longos, incluir pausas para descanso também é recomendado, pois melhora o estado de alerta e contribui para a segurança da viagem.
Controle emocional é fundamental
Manter o equilíbrio emocional ao volante é um dos fatores mais importantes para a segurança no trânsito. Em ambientes urbanos, onde congestionamentos, atrasos e imprevistos são comuns, saber lidar com a pressão evita reações impulsivas que podem resultar em acidentes ou conflitos.
De acordo com o psicólogo e especialista em psicologia do trânsito, Renan Soares Junior, a personalidade do condutor permanece a mesma em diferentes contextos sociais. No entanto, o ambiente do trânsito, por ser mais estressante, tende a intensificar comportamentos agressivos.
Pensando nisso, o Detran-AC recomenda que o motorista evite pensamentos ruins enquanto estiver no trânsito, pois podem deixá-lo ainda mais irritado ou cansado. Além disso, orienta a realização de exercícios respiratórios caso seja preciso se acalmar.
Considere ter um seguro de veículos
Ter um bom seguro também é uma forma de garantir mais tranquilidade no dia a dia. Embora não evite diretamente os acidentes, ele minimiza os impactos financeiros e emocionais em situações imprevistas no trânsito.O princípio é simples: não há como prever tudo o que pode acontecer no trânsito, mas é possível controlar como esses eventos afetam sua rotina e seu orçamento. Dessa forma, além de ser uma proteção patrimonial, o seguro é também apontado como um recurso para preservar o bem-estar de quem está ao volante
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>