Logo
Imprimir esta página

Habilidades socioemocionais superam diplomas e cargos na avaliação de profissionais, aponta estudo

Habilidades socioemocionais superam diplomas e cargos na avaliação de profissionais, aponta estudo

Levantamento da Afferolab mostra como avanço do modelo skill-based está redesenhando relação entre formação, empregabilidade e progressão de carreira

O mercado de trabalho brasileiro atravessa uma profunda transformação estrutural, distanciando-se de modelos lineares de carreira e adotando um paradigma baseado em habilidades (skill-based work). Esta é a principal conclusão do estudo "Mind the Soft Gap – o novo valor do trabalho: evidências sobre o avanço do modelo skill-based e a ascensão das competências nas organizações brasileiras", realizado pela Afferolab, consultoria de aprendizagem corporativa do Brasil, que ouviu mais de 400 líderes de diversos setores no país e analisou, com o apoio da PEZCO Economics, dados dos últimos cinco anos da RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego.

“Esta mudança reflete um contexto global, com repercussões locais, onde o comportamento ganha centralidade. O modelo de progressão profissional do século XX, estruturado nas etapas sequenciais de estudar, formar-se e trabalhar, cede espaço a uma realidade moldada pelo avanço tecnológico e pela cultura digital do século XXI, tornando a projeção da imagem pública um novo parâmetro de sucesso”, afirma Alessandra Lotufo, sócia e Managing Director da Afferolab.

No novo mercado de trabalho, habilidades socioemocionais e comportamentais ganham relevância frente a diplomas e cargos no currículo. Segundo o levantamento, competências lógicas, estratégicas, executoras e sistêmicas se destacam desde cargos operacionais até a alta gestão.

“A tradicional relação entre diploma e cargo está sendo reescrita. O que observamos é a ascensão de um modelo onde o potencial de uso de conhecimento em cenários dinâmicos e a adaptabilidade contínua se tornam o diferencial estratégico para profissionais e organizações”, pontua Alessandra.

Líderes mais jovens

O Mind the Soft Gap também revelou um aumento significativo de executivos com menos de 35 anos em cargos de chefia, um crescimento puxado pelas regiões Norte (+75,9%), Sul (+70,4%) e Sudeste (+67,4%).

“Estamos assistindo à formação de uma nova geração de líderes que assumem responsabilidade antes de acumular décadas de experiência formal. Neste novo modelo, é necessário que as pessoas sejam preparadas não apenas tecnicamente, mas em competências transversais, como pensamento estratégico, inteligência emocional, fluência digital e visão sistêmica”, explica a executiva.

Maior escolaridade

A pesquisa também destaca que a quantidade de pessoas com ensino médio completo no mercado formal cresceu 30%, tornando este nível um requisito básico para acesso a empregos em setores mais organizados, principalmente aqueles que demandam habilidades digitais e aprendizado contínuo. “Este movimento acentua um risco de exclusão para indivíduos sem essa qualificação, sublinhando a necessidade urgente de programas de requalificação que combinem reforço educacional e capacitação técnica para evitar o aprofundamento da desigualdade social”, alerta a especialista.

Para Alessandra, os números reforçam o diagnóstico de uma transição no setor profissional brasileiro: houve crescimento expressivo no índice de vínculos em altos cargos, como diretoria e gerência, e em setores de alta e média-alta intensidade tecnológica no mesmo período. “Isso sugere um reposicionamento estratégico da economia em direção a maior sofisticação, demandando uma força de trabalho mais qualificada e adaptável. O levantamento aponta para o surgimento de um novo perfil ocupacional: uma classe média técnica emergente, onde o foco da qualificação migra das funções puramente gerenciais para cargos técnicos e operacionais com alto conteúdo tecnológico”, analisa.

Menos tempo de casa

O estudo também revela uma tendência de redução no tempo médio de permanência nas empresas. Os vínculos empregatícios com até dois anos de duração expandiram-se de forma considerável entre 2018 e 2023.

“A análise comprova que o Brasil não vivencia apenas uma tendência, mas uma transição estrutural que torna o desenvolvimento contínuo de habilidades (upskilling) uma necessidade imediata”, comenta Alessandra. “O desafio colocado pelo modelo skill-based, segundo o estudo, está em equilibrar o reconhecimento das habilidades humanas com a velocidade da validação digital e a profundidade do domínio necessário para sustentar inovação e pensamento crítico”, conclui a especialista.

Afferolab

A Afferolab é a maior consultoria de aprendizagem corporativa do Brasil, parte da holding House of Brains. Com foco em upskilling e reskilling, a empresa já executou mais de 10 mil projetos e impactou 15 milhões de pessoas em 30 anos por meio de soluções de aprendizagem personalizadas para desenvolvimento de lideranças, equipes e jovens talentos; plataforma LMS+LXP e bibliotecas de aprendizagem digital; e logística para gerenciamento operacional de L&D terceirizado. A partir de metodologias próprias, como People Design, LEAD e IMPACT, a Afferolab promove bem-estar, eficiência organizacional e orquestração de jornadas de desenvolvimento, democratizando o conhecimento dentro de grandes corporações.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto