Brasil lidera ranking de influencers e novas métricas mudam a escolha de creators pelas marcas
Com tecnologia e dados no centro das decisões, ferramentas como o AirScore, apontam novo padrão de análise e seleção para campanhas digitais
De acordo com pesquisa revelada pela Nielsen em 2024, o Brasil ocupa a liderança mundial em número de influenciadores digitais no Instagram com mais de 10,5 milhões, com aproximadamente mil seguidores cada. Além disso, cerca de 500 mil criadores de conteúdo possuem perfis com mais de 10 mil fãs na plataforma. Quando se considera também o YouTube e o TikTok, o país continua em destaque e ocupa a 3ª posição no ranking global.
Com o crescimento do mercado de influência, empresas e marcas enfrentam o desafio de como saber, com precisão, se um influenciador realmente impacta sua audiência. Em um setor com criadores de todos os tamanhos, nichos e estilos, a escolha do parceiro ideal deixou de ser baseada apenas em números de seguidores e passou a exigir análises mais profundas e qualitativas — uma demanda que abriu espaço para métricas cada vez mais assertivas e algoritmos proprietários que oferecem uma nova forma de medir valor e engajamento.
“O creator não pode mais ser tratado com base somente em estética ou fama digital. Hoje, ele precisa estar conectado a dados que ajudem a explicar comportamento, estratégia, envolvimento e entrega. Quando conseguimos cruzar inteligência algorítmica com sensibilidade de marca, criamos campanhas mais sólidas, relevantes e duradouras”, explica Fred Müller, CRO da Air, primeira agência a desenvolver uma plataforma proprietária de marketing de influência do Brasil.
Para trazer critérios objetivos e cada vez mais assertivos para a avaliação dos influenciadores escolhidos para as campanhas, ferramentas presentes no mercado como o Airscore contribuem para empresas e marcas que buscam relações mais sólidas e duradouras no jogo da influência. ‘’Nossa plataforma gera uma pontuação para o criador de conteúdo, que vai de 0 a 1.000 e auxilia parceiros a entenderem, com mais clareza, quem realmente engaja de forma consistente e quem somente parece influente à primeira vista’’, explica Cassia Paschetto, Head Comercial & CS da Air.
Métrica correta vale mais que número de seguidores
A conexão real entre um influenciador e sua audiência, muitas vezes é difícil de mensurar e, com a chegada das inovações tecnológicas, o olhar vai além das curtidas e número de seguidores. Com esse viés, a tecnologia, exclusiva da marca, analisa a qualidade das interações, os temas abordados, a frequência de publicações e o comportamento do público em diferentes plataformas com diferentes conteúdos.
Somente em 2024, a empresa realizou mais de mil campanhas personalizadas, com 50 marcas atendidas simultaneamente e 80% de taxa de retenção de clientes. “Os resultados obtidos com os projetos são superiores às médias praticadas pelo mercado. A taxa de alcance média é de 19,8%, frente a 8% de empresas do setor, e a taxa de cliques representa 1,1%, em comparação com 0,8% de outras marcas”, diz Cassia.
‘’À medida que esse ‘novo’ mercado se consolida como uma das principais frentes de comunicação no mundo, o uso de métricas inteligentes tende a deixar de ser um diferencial e passa a ser pré-requisito. Em um ambiente em que a criatividade, reputação e dados precisam andar juntos, precisamos seguir inovando para a melhoria e maior profissionalização do setor’’, conclui Müller.
Sobre a Air
A Air, primeira empresa a desenvolver uma plataforma proprietária de marketing de influência do Brasil. Fundada pelo Empresário Rodrigo Soriano, a marca é pioneira no mercado, une criatividade, inteligência de dados e tecnologia proprietária e oferece soluções que conectam marcas aos criadores de conteúdos, transformando conversas em campanhas que geram resultados. Atendendo grandes marcas, a AIR tem uma equipe multidisciplinar, com foco constante em resultado e inovação, usando ferramentas que elevam o padrão do mercado. Uma marca que respira influência, sempre em movimento, trazendo o novo com leveza e potência, livres e criativos, transparentes e essenciais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>