5 estratégias para proteger dados de clientes durante grandes datas do varejo
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Isabela Delfini
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Com datas importantes para o varejo e e-commerce no segundo semestre, como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, o volume de transações digitais cresce exponencialmente, aumentando o faturamento, mas também os riscos de segurança. Segundo levantamento do FortiGuard Labs, o Brasil foi o país da América Latina mais atacado por cibercriminosos em 2024, registrando mais de 365 bilhões de tentativas de ataques.
Por isso, proteger os dados dos clientes deixou de ser apenas uma obrigação legal imposta pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para se tornar um pilar estratégico de reputação e confiança. “Empresas que não adotam práticas de cibersegurança são mais vulneráveis a ataques que podem comprometer toda a operação e impactar diretamente a experiência e confiança do consumidor”, explica Paulo Lima, CEO da Skymail, empresa especializada em soluções de cloud, e-mail corporativo e segurança digital.
O executivo destaca cinco estratégias essenciais para blindar os dados dos clientes, especialmente em momentos de alta movimentação no comércio físico e digital. Confira:
Autenticação multifator
A autenticação multifator adiciona uma camada extra de proteção, exigindo que o usuário confirme sua identidade com dois ou mais fatores, como senha e código enviado por SMS, aplicativo autenticador ou biometria. Essa medida reduz consideravelmente o risco de acessos indevidos, mesmo quando senhas são comprometidas.
Criptografia de dados
A criptografia converte informações sensíveis, como dados bancários e pessoais, em códigos que só podem ser decifrados com uma chave específica. Isso garante que, mesmo que os dados sejam interceptados, eles não possam ser utilizados. A criptografia deve ser aplicada tanto para dados armazenados quanto para os que estão em trânsito.
Detecção, mitigação e resposta ativa
Ferramentas de monitoramento e alertas em tempo real são cruciais para identificar anomalias e tentativas de invasão rapidamente. No entanto, para uma segurança eficaz, é vital que essas soluções também ofereçam capacidades de mitigação e combate. Isso significa não apenas detectar, mas também neutralizar ativamente as ameaças, como bloqueando acessos maliciosos e isolando sistemas comprometidos. É a combinação de detecção ágil com resposta proativa que garante a proteção contínua dos seus ativos digitais.
Treinamentos
Erros humanos continuam sendo uma das principais causas de falhas de segurança. Treinamentos regulares com os colaboradores ajudam a prevenir comportamentos de risco, como clicar em links maliciosos, utilizar senhas fracas ou compartilhar dados de forma inadequada. A conscientização é um dos pilares mais importantes da segurança da informação.
Políticas de segurança e compliance
Manter as políticas internas atualizadas e alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é essencial. Isso inclui revisar os processos de coleta, armazenamento e compartilhamento de dados; garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a informações sensíveis e documentar todos os procedimentos de proteção
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>