Programa incentiva liderança feminina e reforça equidade de gênero no setor de tecnologia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fabiano Matos
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Programa interno busca reconhecer as forças de suas lideranças femininas e reforçar um ambiente mais colaborativo dentro da organização.
Em um cenário corporativo onde a equidade de gênero ainda está longe de ser realidade, a Fortes Tecnologia, com sede em Fortaleza, lançou o programa “Elas Transformam”, voltado ao fortalecimento de lideranças femininas. A ação integra a estratégia de responsabilidade social da empresa, que já registra 51% de mulheres em posições de liderança, um índice acima da média do mercado brasileiro.
Segundo levantamento da Diversitera, empresa especializada em diversidade, equidade e inclusão (DEI) no ambiente corporativo, apenas 35% dos cargos de alta liderança — como gerência executiva, diretoria e C-level são ocupados por mulheres. Por outro lado, elas representam 70% das funções operacionais, como recepção e limpeza. O estudo analisou mais de 90 mil respondentes em 70 empresas de 17 setores diferentes entre junho de 2022 e fevereiro de 2025, reforçando o descompasso estrutural nas oportunidades de ascensão profissional.
O “Elas Transformam” surge como uma resposta prática a esse desafio. Por meio de encontros presenciais mensais, com duração de duas horas, o programa propõe rodas de conversa, dinâmicas e momentos de escuta qualificada. Os temas vão de inteligência emocional à conciliação entre vida profissional e pessoa, questões centrais para quem ocupa posições de liderança em um ambiente ainda predominantemente masculino.
A iniciativa também articula o meio acadêmico ao ambiente corporativo. Em parceria com o núcleo de psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), os encontros contam com a mediação de estagiárias supervisionadas pela coordenação do curso, proporcionando uma abordagem mais sensível e fundamentada ao desenvolvimento das participantes.
Após o primeiro encontro, uma pesquisa apontou que 96% das participantes avaliaram positivamente a experiência, destacando a importância de espaços que permitam falar sobre emoções, vulnerabilidades e os desafios de liderar sendo mulher.
Para Socorro Silveira, diretora executiva de Cultura e Gestão da empresa, a proposta também fortalece a rede de apoio entre as colaboradoras: “Criamos um espaço seguro para que nossas líderes pudessem refletir juntas sobre seus desafios, trocando experiências e reconhecendo sua potência transformadora.”
Com foco na promoção da diversidade e da inclusão, o “Elas Transformam” se insere na agenda ESG da Fortes Tecnologia. Ao investir no desenvolvimento contínuo de suas lideranças femininas, a empresa contribui para reduzir a disparidade de gênero nos espaços de decisão e promover um ambiente de trabalho mais justo, colaborativo e representativo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>