Busca por negócios próprios impulsiona mercado de franquias no Brasil
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Karol Romagnoli
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A maior feira de franquias do planeta se aproxima como vitrine para quem quer investir com segurança e encontrar o modelo ideal
A vontade de empreender continua crescendo entre os brasileiros. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, realizado pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 70,2% da população adulta acredita que abrir o próprio negócio é uma boa opção de carreira. O estudo ainda revela que 47 milhões de brasileiros já estão envolvidos com algum tipo de atividade empreendedora.
Com esse movimento em ascensão, a ABF Franchising Expo 2025, maior feira de franquias do mundo, ganha ainda mais relevância. De 25 a 28 de junho, o Expo Center Norte, em São Paulo, será palco de mais de 440 marcas dos mais variados segmentos, de alimentação a saúde, de serviços a educação, com opções para quem pode investir desde R$ 5 mil até cifras milionárias.
A edição deste ano da feira ocorre em um contexto positivo para o setor. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias cresceu 8,9% no primeiro semestre de 2025 e atingiu um faturamento próximo de R$ 66 bilhões. “Esse é o momento de buscar informações e conhecer modelos que conversem com o seu perfil, sua rotina e seu capital disponível”, afirma Paulo Motta, empresário com expertise no ramo de negócios, especialista em gestão e networking. Para ele, empreender com segurança começa com clareza. “Muita gente acredita que uma franquia resolve tudo, mas não existe fórmula mágica. O que existe é modelo, processo e suporte e isso deve ser avaliado com atenção e cautela”.
Motta destaca três pilares essenciais na escolha: o nível de suporte oferecido pela marca, a previsibilidade no retorno do investimento e o alinhamento com os valores pessoais do franqueado. “Conversas com a equipe que está atendendo no estande, pesquisas posteriores na internet sobre a franqueadora e seus franqueados e a escolha de um negócio que faça sentido para você, são os primeiros passos para mergulhar no empreendedorismo através das franquias”.
O ambiente da feira, segundo ele, é ideal para tirar dúvidas, comparar modelos e entender o que o mercado oferece. “É um espaço seguro para quem está começando e quer fazer as perguntas certas. Empreender exige estudo, dedicação e disposição para aprender. E a feira é um ótimo ponto para isso”.
A busca por negócios próprios também está associada à percepção de que empreender é uma forma de autonomia e ascensão social. Ainda segundo o GEM 2024, 49,8% da população adulta que ainda não empreende se declara pronta para dar o primeiro passo: pretende abrir um negócio nos próximos três anos. Esse grupo representa aproximadamente 50 milhões de brasileiros.
Em um país onde o impulso de empreender caminha lado a lado com a urgência de gerar renda, feiras e eventos de negócios se tornam espaços estratégicos para decisões mais seguras e conscientes. “A troca de experiências ao vivo é valiosa. Quando estamos frente a frente, a conversa ganha fluidez, as dúvidas se esclarecem com mais profundidade e a confiança cresce. Esses encontros são verdadeiros achados para quem está começando”, conclui Motta.
Sobre
Paulo Motta é empresário, investidor e especialista em gestão de ativos com trajetória marcada por visão estratégica e capacidade de execução. Sócio da IMvester, atua na estruturação e operação de investimentos imobiliários com presença no Brasil, Portugal e Estados Unidos. Também lidera a holding The Networkers, que centraliza suas frentes de negócios em agenciamento artístico, inteligência comercial, experiências de alto padrão e networking corporativo. Com formação em Administração de Empresas pelo Mackenzie, acumulou experiências em grandes companhias e no setor de entretenimento antes de se consolidar no mercado financeiro. Foi gestor de carreira de personalidades do esporte, idealizador do Camarote Monumental e cofundador da IMvester ao lado de Daniel Ractt. Tem atuação destacada em projetos de impacto social e lideranças empresariais, com foco em crescimento sustentável e inovação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>