Vendas no varejo: segmentos em recuperação e queda, revela estudo IBEVAR-FIA
Os resultados do varejo brasileiro no trimestre de junho a agosto de 2025 revelam um cenário de desempenho heterogêneo entre os diferentes segmentos, com variações que oscilam desde quedas significativas de -7,44% até crescimentos robustos de +5,71%. Enquanto o Varejo Ampliado apresenta crescimento modesto de 1,69%, o Varejo Restrito registrou leve retração de -0,42%, evidenciando que os segmentos de veículos e materiais de construção serão fundamentais para sustentar o desempenho geral do setor. Esta divergência sugere um ambiente econômico onde diferentes categorias de consumo respondem de forma distinta às condições macroeconômicas vigentes.
Segmentos de destaque positivo
O setor de Tecidos, vestuário e calçados lidera o crescimento com expressivos 5,71%, seguido de perto por Veículos, motos, partes e peças com 4,72%, indicando uma possível recuperação da confiança do consumidor em bens duráveis e semi-duráveis. O crescimento de 3,47% em Outros artigos de uso pessoal e doméstico complementa este cenário positivo, sugerindo que itens relacionados ao bem-estar e personalização do lar ganham importância no orçamento familiar. Estes resultados podem refletir tanto uma melhoria nas expectativas econômicas quanto um movimento de reposição de estoques domésticos represados em períodos anteriores.
Setores sob pressão
Em contraste, o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria enfrenta a maior retração com -7,44%, continuando uma tendência de digitalização e mudança de hábitos de consumo que vem transformando este mercado há anos. O setor de Móveis e eletrodomésticos também apresenta desempenho negativo de -1,72%, sugerindo cautela dos consumidores em relação a compras de maior valor agregado. A estagnação completa em segmentos como Combustíveis e lubrificantes e Equipamentos de informática (ambos com 0,00%) indica possível saturação ou substituição por alternativas tecnológicas, especialmente no caso de equipamentos eletrônicos.
Implicações econômicas e perspectivas
Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School considera que a “análise conjunta destes resultados aponta para um consumidor brasileiro mais seletivo. O desempenho superior do Varejo Ampliado em relação ao Restrito sugere que investimentos em bens duráveis ainda mantêm atratividade, possivelmente impulsionados por condições de financiamento favoráveis ou necessidade de renovação. Para os próximos meses, será crucial monitorar se os segmentos em crescimento conseguirão sustentar este ritmo. As perspectivas associadas às taxas de juros colocam sérias dúvidas sobre essa possibilidade”
Sobre a FIA Business School - Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público - uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo - no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração. Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.
Sobre o IBEVAR - O IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais. Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados e tem como missão ser uma Instituição que congregue executivos e executivas de varejo, indústria e serviços, promovendo relacionamento profissional e social aos executivos que atuam direta ou indiretamente no mercado de varejo e consumo no Brasil. Nesse sentido, além de celebrar junto ao mercado o reconhecimento às empresas posicionadas no Ranking anual IBEVAR – FIA em variadas categorias do varejo, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo. E ainda, cria debates relevantes e networking de alto nível nos Encontros Temáticos e Encontros com Varejistas, eventos que acontecem periodicamente ao longo do ano.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>