Logo
Imprimir esta página

Previdência complementar ganha adesão entre cooperados de instituições financeiras do Sul

Previdência complementar ganha adesão entre cooperados de instituições financeiras do Sul

No Brasil, onde 17 milhões de pessoas já são associadas a instituições financeiras cooperativas, milhares de cooperados vêm assumindo o protagonismo do próprio futuro ao aderir à previdência complementar, guiados por valores coletivos e pela educação financeira.

Um movimento relevante vem ganhando força entre os associados de cooperativas de crédito no Sul do Brasil: o crescimento da adesão à previdência complementar. Mais do que uma escolha financeira, trata-se de um novo comportamento — de pessoas que estão assumindo o controle do próprio futuro por meio do planejamento, da consciência e do apoio coletivo.

Para Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi, o fenômeno representa mais do que adesão a um plano: “A previdência complementar deixou de ser uma escolha apenas para os mais conscientes. Hoje, ela se tornou um pilar necessário e acessível para quem quer construir estabilidade no futuro”.

Na Viacredi, maior cooperativa de crédito singular do país que alcançou, no último mês, 1 milhão de cooperados, esse movimento já se traduz em números expressivos: em 2025, são 98.006 cooperados que aderiram ao Plano Prevcoop, administrado pela Quanta Previdência. Se compararmos a adesão entre os anos de 2020 e 2023, o número de cooperados cresceu 252,74%. Já na comparação de 2020 com 2025, o aumento foi de 531,48%.

“Os números crescem de forma constante”, comemora Denise Maidanchen, CEO da Quanta Previdência, entidade que lidera o mercado de previdência associativa no Brasil e a quarta maior entre as entidades fechadas, contando com mais de 200 mil participantes ativos e 630 mil beneficiários.

Atualmente, 252 cooperados da Viacredi já recebem os benefícios do plano, seja por aposentadoria, invalidez ou pensão por morte. Denise explica que muitos cooperados trazem a portabilidade de outros planos e que a parceria com a Viacredi, ajudou a consolidar o Prevcoop como uma solução de planejamento de longo prazo, com foco em planejamento previdenciário, sucessão familiar e segurança financeira.

“A maior cooperativa do país acreditou nesse modelo. Hoje, os resultados estão claros: os cooperados estão mais preparados e mais confiantes em relação ao próprio futuro”, ressalta a CEO da Quanta.

Déficit crescente e aposentadorias no limite expõem fragilidade do sistema previdenciário

Já por outro lado, o déficit da Previdência Social saltou 60% entre 2015 e 2024, conforme dados do Tesouro Nacional corrigidos pela inflação. No ano passado, o rombo acumulado nos regimes geral e próprio — que incluem servidores públicos e militares — chegou a R$ 416,8 bilhões, frente aos R$ 260,6 bilhões registrados em 2015. Outro dado preocupante é que 28,5 milhões de aposentados e pensionistas recebem apenas um salário mínimo, representando 70% do total de benefícios pagos pelo INSS em dezembro de 2024, o que evidencia o desafio de manter o padrão de vida após sair do mercado de trabalho formal e da importância de optar por uma aposentadoria complementar para compor a renda.

Educação Financeira como motor de transformação

O diretor executivo da Viacredi explica que um dos principais desafios ao oferecer o plano de previdência é a baixa educação financeira no país. Segundo a Serasa, o Brasil atingiu em abril 76,6 milhões de inadimplentes, um aumento de 1,15% em relação ao mês anterior. As faixas etárias mais afetadas estão entre 41 e 60 anos (35,1%) e 26 a 40 anos (34%), justamente o público que deveria estar construindo sua base de reserva para o futuro.

Décio Isleb, consultor de negócios da Quanta Previdência, destaca que, ao ingressar em uma cooperativa, é comum que o cooperado busque inicialmente soluções de crédito. No entanto, é a previdência complementar que acaba se tornando o laço mais duradouro com a instituição. Ela transforma o relacionamento pontual em parceria de vida. “Os cooperados permanecem pela previdência. Ela fideliza porque entrega valor de verdade”, resume Décio Isleb.

Para Denise Maidanchen, a chave para o avanço da previdência complementar nas cooperativas está na educação financeira. O Prevcoop investe constantemente em treinamentos, palestras e ações educativas, com o objetivo de descomplicar o tema e mostrar que o futuro financeiro pode — e deve — ser planejado. “Mais do que um produto, o plano tem sido uma ferramenta de educação financeira e planejamento”, diz a CEO da Quanta Previdência.

Uma mudança de postura que se espalha

O crescimento da previdência complementar não é isolado e seguindo o caminho da Viacred tem se consolidado em outras cooperativas do Sistema Ailos desde 2018. Atualmente, o plano está presente em 13 cooperativas, que juntas somam mais de 1,7 milhão de cooperados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. São elas: Viacredi, Viacredi Alto Vale, Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred e Únilos.

A Banricoop, com forte atuação no Rio Grande do Sul, também aderiu ao Prevcoop, reforçando o plano como uma referência nacional em previdência complementar dentro do cooperativismo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto