FenaCap se posiciona sobre aumento da alíquota da CSLL para o setor de capitalização
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ediane Merola
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
O setor de Capitalização recebeu com surpresa e muita preocupação o anúncio da elevação da alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de 15% para 20%, feito pelo Governo Federal, de acordo com a Medida Provisória nº 1.303, de 11 de junho de 2025.
A CSLL é um tributo federal que incide sobre o lucro, e seu aumento impacta diretamente a sustentabilidade econômica das companhias de Capitalização. O setor participa do mercado segurador, regulado e fiscalizado pela Susep, e está sendo equiparado a bancos, corretoras de títulos e valores mobiliários.
O segmento cresce aproximadamente 12% ao ano, fomenta a formação de reservas, dá apoio em transações de crédito e outras garantias e, ainda, suporta produtos que beneficiam diretamente o social. Ser destacado com uma alíquota maior não faz sentido.
A medida não considerou as especificidades da Capitalização, seu histórico e impacto social, além de ter penalizado um segmento que é formador de reservas expressivas aplicadas em títulos públicos, no total de R$ 42,18 bilhões, contribuindo para o financiamento público.
Os títulos de capitalização, com sua ampla variedade de finalidades, oferecem benefícios tanto para pessoas quanto para empresas. Permitem a formação de uma reserva financeira individual significativa para a realização de projetos, servem como garantia em contratos de licitações públicas — como PPPs e concessões —, respaldam empréstimos contraídos por indivíduos e organizações e ainda contribuem para causas sociais, ao destinar recursos a entidades beneficentes voltadas à saúde e à assistência social, entre outras tipos de produtos.
A FenaCap continuará atuando de forma proativa junto aos interlocutores do Governo Federal e do Congresso Nacional para reverter essa medida, reforçando a importância do segmento de capitalização para o desenvolvimento econômico e social do país.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>