Connection Talk abre evento 'Conexão Futuro Seguro' com temas relevantes ao setor
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Fenacor
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Realizada nesta quarta-feira (11), a quinta edição do “Conexão Futuro Seguro”, maior e melhor evento on-line do mercado brasileiro, foi assistida por mais de 4,5 mil Corretores de Seguros de todas as regiões do Brasil, o que representa um recorde na história do evento.
Organizado pela Fenacor e a Escola de Negócios e Seguros (ENS), o encontro reuniu autoridades, personalidades e lideranças do setor, além de especialistas em diferentes questões de extrema relevância para o mercado e, particularmente, para os Corretores de Seguros.
Logo no começo, após o “esquenta” comandado pelo mestre de cerimônias, Erico Melo, foi apresentado o connection talk “Desafios de um Setor em Transformação”, com as presenças do superintendente da Susep, Alessandro Octaviani; dos presidentes da Fenacor, Armando Vergilio; da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), Dyogo Oliveira; e da Capemisa, Jorge Andrade; e do diretor executivo de Produtos Massificados da Tokio Marine, Marcelo Goldman.
Coube ao vice-presidente da Fenacor na Região Sudeste, Boris Ber, a missão de mediar o bate-papo, que trouxe para o público algumas informações importantes.
Octaviani, por exemplo, anunciou que a Susep irá colocar em consulta pública, ainda em junho, algumas minutas de futuras normas que irão regulamentar a Lei 15.040/24 - conhecida como "Marco Legal do Seguro" - e da Lei Complementar 213/25, que dispõe sobre a atuação das cooperativas de seguros e das associações de proteção patrimonial.
Ele adiantou que a intenção da Susep é aprovar uma regulamentação “mais enxuta”, que ajudem o mercado a aumentar sua penetração e a se tornar mais conhecido. “Ninguém compra o que não confia ou não conhece. O mercado precisa dar um salto quântico”, salientou.
Ele citou o exemplo da tragédia no Rio Grande do Sul, em meados do ano passado, que causou perdas da ordem de R$ 100 bilhões. “O mercado de seguros pagou apenas R$ 6 bilhões em indenizações. É muito distante do que deveria”, assinalou o superintendente da Susep.
A falta de penetração do seguro e o desconhecimento de parte da população sobre o que é o seguro também foram apontados pelo presidente da CNseg como grandes desafios para o setor.
Dyogo Oliveira entende que o primeiro passo para superar esses desafios é melhorar a comunicação com o público. “Pesquisa feita pela CNseg indicou que apenas 15% dos entrevistados sabem o que é prêmio. Vamos recomendar que as seguradoras passem a utilizar uma linguagem mais simples, substituindo prêmio por preço, entre outros termos”, revelou.
Por sua vez, Jorge Andrade, destacou que as empresas devem ouvir mais os Corretores de Seguros com frequência para perceberem o que o consumidor, de fato, precisa. “A Capemisa sempre consulta os Corretores parceiros antes de desenvolver novos produtos ou serviços e de criar novas ferramentas tecnológicas”, assegurou.
Já Marcelo Goldman demonstrou preocupação com o que chamou de “desafios regulatórios” que o mercado de seguros precisará superar em 2025 e 2026. “eu mantenho sempre um olhar positivo e plena confiança no crescimento do setor. Há muitas oportunidades. Mas, não se pode esquecer dos desafios, como a necessidade de adequação às novas leis e também à reforma tributária”, alertou o diretor Tokio Marine.
Por fim, Armando Vergilio destacou o fato de 36 mil Corretores de Seguros terem participado das cinco edições do “Conexão Futuro Seguro”, o que indica a importância de a Fenacor ter posto em prática essa proposta, que surgiu em plena pandemia e vem se consolidando desde então.
O presidente da Fenacor também aconselhou os Corretores de Seguros a se informarem com atenção sobre os dispositivos da Lei Complementar 213/25. “Essa lei cria um novo paradigma para o setor e gera um mercado novo e bastante promissor, aberto a quem quiser participar. Não haverá mais associação de proteção veicular”, acentuou.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>