Projeto propõe isenção de IOF em seguros no Brasil
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A deputada Delegada Ione (AVANTE/MG) apresentou, nesta segunda-feira (09), mais um projeto de lei que susta o Decreto 12.466/25, que elevou as alíquotas do Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários – IOF. De acordo com a parlamentar, a Constituição é clara ao definir que cabe ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa. “O Decreto 12.466/25 desvirtua justamente a finalidade do tributo, cuja natureza é prioritariamente extrafiscal, mas que está sendo utilizado para fins de arrecadação”, pondera.
Ela criticou ainda a incidência do IOF nos planos de seguro de vida com cobertura por sobrevivência em que os aportes mensais do contribuinte em todos os planos de titularidade deste, ainda que contratados com entidades distintas, superem R$ 50 mil. “O aumento de alíquotas do IOF com finalidade arrecadatória à revelia da legitimidade democrática do parlamento representa violação ao princípio da legalidade estabelecido pela Constituição, na medida em que propõe o aumento de tributos fora das hipóteses constitucionalmente estabelecidas e sem a participação dos representantes legitimamente eleitos para tal finalidade”, pontuou.
A deputada lembrou ainda que a medida mais que dobrou o ônus fiscal imposto às empresas optantes pelo Simples Nacional nas operações de crédito de até R$ 30 mil, na medida que o teto das alíquotas foi de 0,88% para 1,95%, “em clara violação ao art. 170, IX, da Constituição Federal, o qual impõe o tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>