Acidentes de trânsito no Brasil deixam 250 mil vítimas com sequelas irreversíveis por ano
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Revista Cobertura
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Os acidentes de trânsito no Brasil deixam, por ano, cerca de 250 mil vítimas com sequelas permanentes, de acordo com o “Estudo dos Custos de Acidentes de Trânsito no Brasil”, feito pelo Instituto de Segurança no Trânsito. Número que deve ser bem maior, já que há muitos casos de subnotificação. Essa violência nos coloca na terceira posição do ranking mundial dos países com mais mortes em decorrência de acidentes de trânsito, segundo o relatório “Status Report on Road Safety”, divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Ou seja, é urgente melhorar a educação no trânsito, adotar iniciativas eficientes para reduzir os acidentes. No entanto, há outra medida urgente a ser discutida, que é a necessidade de se criar algum mecanismo de amparo a essas vítimas. Muitas ficam completamente desassistidas, fragilizadas e abandonadas à própria sorte, sem qualquer auxílio durante o período de recuperação”, diz Lucio Almeida, presidente do CDVT – Centro de Defesa das Vítimas de Trânsito, ONG sem fins lucrativos, que atua em todo o país.
Ainda se recuperando de um capotamento, num acidente que envolveu uma carreta, o ajudante de obras Josivan da Silva, de 38 anos, sofreu diversas fraturas. O acidente foi em novembro de 2024, em Mossoró (RN), e ele ainda faz uso de um colar cervical, além de tomar medicamentos que ajudam aliviar as dores que sente. Afastado de suas atividades, não sabe quando retorna ao trabalho e em quais condições. “Não sei mais se poderei voltar a fazer tudo que podia, como antes do acidente”, diz Josivan, psicologicamente abalado.
Para reverter situações como essa, representantes do CDVT têm discutido a criação de um novo seguro para vítimas de acidentes de trânsito com algumas autoridades, em Brasília. “Temos procurado apoio de deputados, senadores e ministros que compreendem a urgência dessa pauta, para que possam nos representar nessa luta. O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo e não podemos mais permitir que as pessoas, principalmente as mais desfavorecidas, fiquem desamparadas pelo estado”, complementa Almeida.
A política de um seguro obrigatório não é uma inovação recente. Iniciou-se em 1929 na Suécia, transformando-se num modelo que se estende atualmente por diversos países, inclusive nos menos desenvolvidos ou economicamente inferiores ao Brasil. No Peru, Equador ou Venezuela, por exemplo, as vítimas são cobertas pelo SOAT (Seguro Obrigatório de Acidentes de Trânsito), que cobre despesas médicas e hospitalares, independentemente de quem seja o culpado pelo acidente.
“Seja motorista, passageiro ou pedestre, todos têm direito a um respaldo digno em caso de acidente. Portanto, não podemos mais tolerar que sejam tratados com todo esse descaso”, conclui o presidente do CDVT.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>