Como preparar sua equipe para o futuro do trabalho: 4 dicas práticas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Luna Marina Oliva
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Executivo destaca formas práticas de adaptar habilidades e fomentar a inovação para enfrentar as mudanças do mercado de trabalho
O mercado de trabalho está em plena transformação, impulsionado principalmente pela convergência de avanços tecnológicos. De acordo com o The Future of Jobs Report 2025, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, até 2030 22% dos empregos atuais serão profundamente transformados, com a criação de 170 milhões de novas funções e a extinção de 92 milhões, resultando em um saldo positivo de 78 milhões. Neste cenário de oportunidades e desafios, preparar equipes para o futuro exige estratégias proativas que combinem aprendizado contínuo, desenvolvimento humano, adoção inteligente de tecnologia e uma cultura organizacional inovadora.
Para Sergio Fernandes, cofundador do Grupo Mooven, consultoria para transformação de negócios, o futuro pertence aos profissionais que continuamente aprendem, renovam, inovam e se conectam com propósito. “Contar com equipes preparadas para essa nova realidade é mais do que uma resposta às mudanças, é uma necessidade fundamental para construir organizações mais resilientes, criativas e alinhadas às demandas de um mundo em constante transformação”. Confira as 4 dicas do executivo:
1. Requalificação e aprendizado contínuo
A velocidade das mudanças tecnológicas e a automação de tarefas exigem que os profissionais se atualizem constantemente. Um estudo da Fundação Dom Cabral, de 2024, revelou que 65% dos trabalhadores consideram essencial adquirir novas habilidades para permanecerem competitivos, enquanto 78% buscam oportunidades de treinamento oferecidas por suas empresas. Para atender a essa demanda, as organizações podem implementar programas de upskilling (aprimoramento de conhecimentos existentes) e reskilling (aprendizado de novas competências). Neste contexto, é possível explorar parcerias com plataformas de educação online ou a criação de academias internas de treinamento focadas em habilidades específicas do setor.
2. Habilidades comportamentais e socioemocionais para ambientes complexos
Em um mundo onde a tecnologia assume tarefas repetitivas, as habilidades comportamentais e socioemocionais — como pensamento crítico, resiliência, criatividade, comunicação eficaz e inteligência emocional — tornam-se sustentáculos preponderantes e diferenciais estratégicos para o profissional. Ainda segundo o The Future of Jobs Report 2025, essas competências serão indispensáveis para navegar em ambientes de trabalho dinâmicos, onde a colaboração interdisciplinar e a resolução de problemas complexos são a norma. E isso pode ser feito por meio de treinamentos práticos, como workshops de liderança adaptativa e dinâmicas de equipe que estimulem a empatia e a inovação. Além disso, criar ambientes colaborativos, inclusivos, com trocas de experiências, onde diversas perspectivas e experiências adquiridas sejam valorizadas, fortalece a capacidade das equipes enfrentarem desafios com criatividade e resiliência.
3. Letramento tecnológico e a integração estratégica da IA
A adoção de inovações como a inteligência artificial generativa está redefinindo papéis e processos em todos os setores. Um relatório do Gartner de 2025 apontou que 80% das empresas planejam integrar IA em suas operações até 2027, tornando o letramento tecnológico essencial. Mais do que entender ferramentas, os profissionais precisam saber aplicá-las estrategicamente para otimizar tempo, melhorar a tomada de decisão e aumentar a produtividade. Para preparar as equipes, as organizações podem oferecer treinamentos práticos sobre o uso de soluções de IA, como assistentes virtuais ou plataformas de automação, com ênfase em casos práticos específicos do negócio. Programas de mentoria e laboratórios de inovação podem ajudar a desmistificar a tecnologia, mostrando como ela complementa o trabalho humano, em vez de substituí-lo.
4. Fomentar uma cultura de inovação e liderança Inspiradora
Inteligência de negócio, capacidade de entrega e inovação com propósito são motores do crescimento em um mercado competitivo, e sua base está em uma cultura que incentiva o foco em resultados, a experimentação e a colaboração contínua. Neste sentido, uma liderança inspiradora, confiável e participativa é essencial para alinhar equipes a uma visão compartilhada e motivá-las em tempos de incerteza. Para construir e consolidar este ambiente, as empresas podem criar espaços para ideação, programas de intraempreendedorismo e mentorias, onde os colaboradores são incentivados a atuar como equipe, propor soluções que resolvem dores reais do negócio, desenvolvendo acoountability, motivação pelas conquistas e o ganho acelerado de experiência. Além disso, líderes devem ser capacitados para atuar como facilitadores, promovendo a diversidade de ideias e oferecendo feedback construtivo.
Sobre o Grupo Mooven
O Grupo Mooven é uma referência no mercado B2B, se posicionando como uma consultech e uma plataforma de transformação de negócios, oferecendo soluções integradas que combinam consultoria estratégica, agilidade, tecnologia, marketing, design e audiovisual para impulsionar o sucesso de seus clientes. Fundada em 2016, a empresa se destaca por sua capacidade de atuar desde a estratégia até a execução de projetos de alto impacto, sempre com foco em resultados. Reconhecida como uma das 25 empresas jovens mais inovadoras do Brasil no prêmio LinkedIn Top Startups de 2019, a Mooven conquistou grandes clientes ao longo de sua trajetória, consolidando-se como parceira estratégica em diferentes setores. Com um portfólio diversificado, o grupo desenvolve soluções sob medida que ajudam empresas a otimizar processos, conectar marcas ao público e acelerar o crescimento, sempre pautada pela inovação e excelência.
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