Logo
Imprimir esta página

Como saber se sua empresa está realmente inovando?

*Por Pedro Signorelli

Em um mundo movido por transformações tecnológicas cada vez mais aceleradas, inovar deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência para a sobrevivência e o crescimento das empresas, independentemente do porte e segmento. E engana-se quem pensa que inovação se resume a lançar novos produtos, pois está presente na reinvenção de processos, na criação de modelos de negócio eficientes e na adoção de novas formas de gestão. Quando bem aplicada, a inovação abre portas para ganhos expressivos de competitividade, agilidade e valor para o cliente. Os benefícios são inúmeros e estratégicos.

A inovação pode se manifestar de diferentes maneiras, dependendo do resultado que se pretende atingir. Segundo Peter Drucker, um dos maiores pensadores da administração moderna, a inovação é um dos dois principais pilares do empreendedorismo, juntamente com o marketing. Ou seja, se a sua empresa ainda não investe em inovação, é provável que esteja ficando para trás em relação às outras.

A verdade é que as empresas que inovam conseguem se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado, antecipar tendências e oferecer soluções mais adequadas às necessidades dos clientes. A inovação também possibilita o aumento da produtividade e redução de custos por meio da automação e otimização de processos e até mesmo um engajamento maior dos colaboradores.

Mais do que uma iniciativa pontual ou isolada, a inovação precisa ser incorporada à cultura organizacional. Isso implica conseguir criar um ambiente que estimule a criatividade, a experimentação e o aprendizado com erros. Empresas como Google, Amazon e Tesla são exemplos claros de organizações que integram a inovação em sua estratégia central, colhendo os frutos dessa postura a longo prazo.

Por outro lado, apesar dos benefícios, inovar também traz desafios e, em alguns casos, até mesmo riscos. Muitas lideranças podem encontrar resistência à mudança por parte de colaboradores, o que demonstra que o time não está preparado ou compreendendo de fato o que precisa ser feito para colocar em prática. Pode ser até que não possuam as ferramentas necessárias para tal e por isso, se sintam inseguros em dar determinado passo.

Uma gestão por OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, pode facilitar processos inovadores, já que propõe que todos os integrantes da equipe trabalhem em conjunto em prol de atingir os resultados que são esperados, também garantindo que os colaboradores estejam cientes de suas funções e como estas geram impacto na empresa de maneira geral.

Além disso, os OKRs podem ajudar a mensurar os resultados das iniciativas inovadoras, já que promovem ajustes frequentes no plano de execução da estratégia, de geralmente três meses, o que vai permitir estar em contato constante com a proposta e com o que se espera atingir depois de determinado período, possibilitando perceber eventuais erros para não repeti-los e recalcular a rota quando fizer sentido.

O fato é que mesmo com desafios, a inovação é fundamental para que as empresas se mantenham relevantes e competitivas em um mundo em constante evolução. Mais do que uma vantagem, tornou-se uma necessidade estratégica. Ao adotar uma cultura inovadora e investir em novas ideias, as organizações não apenas aumentam sua performance e entregam melhores resultados, mas se preparam para um futuro dinâmico e sustentável.

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto