Por que ERPs nacionais estão ganhando espaço no setor de óleo e gás no Brasil
Necessidade de melhorar a eficiência operacional, segurança e demandas de sustentabilidade impulsionam uma nova transformação digital no setor
O setor de Óleo e Gás (O&G) brasileiro está passando por uma nova fase de inovação tecnológica. Segundo a Mordor Intelligence, o mercado global de transformação digital na indústria petrolífera está projetado para crescer a uma taxa anual de 9,5% até 2028. Esse crescimento é impulsionado pela necessidade de melhorar a eficiência operacional e a segurança, além de atender às demandas de sustentabilidade. Diante desse cenário, soluções ERP (Enterprise Resource Planning) desenvolvidas por empresas nacionais vêm ganhando protagonismo.
A familiaridade com as exigências regulatórias locais aliada à capacidade de adaptação a cenários operacionais complexos tem sido um diferencial relevante, especialmente para empresas de tecnologia como a MXM Sistemas, especializada em sistemas integrados de gestão, que atua no segmento desde a abertura do mercado, nos anos 90.
“A MXM fornece tecnologia para o segmento de Óleo e Gás desde o primeiro leilão decorrente da quebra de monopólio da Petrobras em 1999. Vivemos toda a transformação do setor, acompanhando a chegada de centenas de empresas que necessitavam de serviços especializados. Esses serviços trouxeram mudanças para o nosso ERP que nos permitiram atender com mais eficiência grandes empresas da cadeia petrolífera, incluindo operadoras, prestadoras de serviços e fornecedoras de produtos”, explica Guilherme Carrullo, CEO da MXM Sistemas.
O sistema se destaca pela capacidade de proporcionar uma visão unificada dos ativos operacionais, otimizando os custos e reduzindo os tempos de inatividade. Além disso, o MXM-WebManager garante o mais alto nível de compliance operacional, oferecendo aos gestores segurança e aderência às regras de negócio específicas do setor.
Entre as funcionalidades desenvolvidas para a complexidade da cadeia de O&G, estão:
- Importação de planilhas de materiais e geração automatizada de pedidos de venda e faturamento;
- Parametrização entre Centro de Custo e Plano de Contas, identificando Bill Codes para definição de despesas rateáveis entre parceiros;
- Consolidação de empresas com controle orçamentário em tempo real;
- Relatórios com identificadores operacionais por Bacia, Campo, Poço e outros níveis analíticos;
- Gestão completa de contratos, consórcios e processos de importação;
- Cálculo automatizado de variação cambial passiva e realizada, com conversão de moeda e apuração de ganhos e perdas.
O MXM-WebManager também se destaca na gestão de processos de retaguarda das empresas do setor:
- Alocação precisa de custos e receitas por Departamento, AFE, Owner e Local Code (Rateável/Não-Rateável ou Nacional/Estrangeiro);
- Geração automática de lançamentos de rateio;
- Geração de lançamentos de reversão automatizados;
"Com tecnologia nacional adaptada à realidade regulatória e operacional do Brasil, os ERPs como o da MXM mostram que competência técnica, experiência local e capacidade de inovação são uma ótima escolha para o avanço digital do setor de Óleo e Gás no nosso país”, complementa Carrullo.
Sobre a MXM Sistemas
Com 35 anos de atuação, a MXM Sistemas tem como missão impulsionar a transformação digital no mundo corporativo. Considerada uma das TOP 10 Software Houses de Gestão do país, atende uma sólida carteira de clientes, incluindo organizações nacionais e multinacionais de diversos portes e segmentos. Realiza operações complexas, multi moeda e com grande processamento de dados.
Na MXM, o cliente é o ponto de partida para todos os negócios, com soluções 100% seguras, eficazes e acessíveis para atender às necessidades de cada setor. A empresa conta com uma equipe própria de desenvolvimento e suporte, que busca estar cada vez mais próxima dos clientes através de um atendimento de qualidade e humanizado. As soluções possuem rápida implantação e contam com alto nível de compliance e segurança em todos os processos, atendendo de forma integral à legislação brasileira.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>