Estudo revela falta de confiança como barreira à adoção da IA generativa
Segundo pesquisa da Degreed e da Harvard Business Publishing, organizações que mais avançam no tema incorporam o aprendizado estruturado de GenAI nos fluxos de trabalho
A Degreed, principal plataforma de aprendizagem com base em inteligência artificial para a transformação da força de trabalho, em parceria com a Harvard Business Publishing Corporate Learning, lançou um novo relatório de pesquisa global: Como a força de trabalho aprende GenAI em 2025. As descobertas revelam uma lacuna crítica de confiança na capacidade da força de trabalho de adotar a IA generativa (GenAI) de forma eficaz – apesar do impacto acelerado da tecnologia nas funções e nos fluxos de trabalho.
A pesquisa, feita com base em um levantamento de funcionários de todos os setores e regiões geográficas, mostra que, embora 48% dos profissionais esperem que a GenAI mude suas responsabilidades de trabalho, 78% não têm confiança para usar essas ferramentas de forma eficaz. Essa lacuna representa um risco para a produtividade e uma poderosa oportunidade para ganhos de desempenho quando abordada estrategicamente.
“As grandes empresas estão investindo bilhões em tecnologia de IA generativa. Mas, até agora, apenas uma fração desses investimentos está produzindo o retorno esperado. E a falta de experiência em GenAI é um dos maiores desafios”, disse Todd Tauber, vice-presidente sênior de Marketing da Degreed. “Portanto, nossa pesquisa se concentra no que é necessário para desenvolver essa experiência – concentrando-se no que as pessoas mais confiantes e fluentes fazem de diferente para aprender.”
Desenvolvendo habilidades de IA
A pesquisa apresenta um caso claro de negócios para desenvolver mais confiança nas habilidades de IA da força de trabalho. Aqueles que incorporam a GenAI em seu trabalho diário têm 12 vezes mais chances de se sentirem muito confiantes em usar a tecnologia para obter resultados comerciais. Esses colaboradores não são especialistas em IA; em vez disso, são funcionários de várias funções que usam a GenAI para automatizar, sintetizar e resolver.
Os usuários muito confiantes de GenAI são:
- 1,3 vezes mais propensos a aprender no trabalho;
- 2 vezes mais propensos a usar a GenAI diariamente;
- 4 vezes mais propensos a aplicá-la a problemas reais;
- 77 vezes mais propensos a obter valor mensurável com o uso da GenAI.
Organizações devem possibilitar a aprendizagem no fluxo de trabalho
A pesquisa também revela que desenvolver a fluência em GenAI não se trata apenas de acesso – trata-se de criar o ambiente certo para desenvolver essas habilidades. As organizações que apresentam maior progresso são aquelas que:
Definem claramente como a GenAI altera funções e responsabilidades;
Incorporam o aprendizado estruturado e prático da GenAI nos fluxos de trabalho diários;
Alinham a liderança em RH, TI e T&D para apoiar uma adoção confiante e consistente.
“Uma das conclusões mais importantes dessa pesquisa é que a confiança na GenAI não se trata apenas de habilidade técnica – trata-se de mentalidade e apoio”, disse Lisa Tenorio, vice-presidente sênior de Inovação de Produtos da Harvard Business Publishing Corporate Learning. “O aprendizado acontece melhor quando as pessoas são incentivadas a experimentar, aplicar e refletir em seu ambiente de trabalho real. Os líderes precisam criar as condições certas para que isso aconteça.”
Como a força de trabalho aprende GenAI em 2025 oferece insights com base em pesquisas e orientações práticas para CHROs, CLOs e CIOs que buscam impulsionar a adoção da GenAI com confiança. Baixe o relatório completo aqui.
Sobre a pesquisa
Em fevereiro de 2025, a Harvard Business Publishing Corporate Learning, em parceria com a Degreed, realizou uma pesquisa online com 2.700 pessoas que trabalham em empresas com mais de 1.000 funcionários em 5 continentes: América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico, América Latina e Oriente Médio e África.
Sobre a Degreed
A Degreed é a principal referência no setor de plataformas de aprendizagem com recursos de IA. Especializada na transformação da força de trabalho, a Degreed auxilia grandes organizações a desenvolver as habilidades necessárias para estarem na vanguarda dos mercados em que atuam. Por meio de experiências de desenvolvimento profundo de habilidades, integração com tecnologias de gestão de RH e automações inteligentes, a Degreed personaliza o desenvolvimento em larga escala, para que a força de trabalho da sua organização esteja sempre pronta para o futuro.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>