SEGS Portal Nacional

Seguros

Assinaturas Digitais Podem Ser Alvo de Golpes Cibernéticos, Alerta Especialista

  • Quinta, 05 Junho 2025 14:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Chilio Jordão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Um programa com função simples, de organizar certificados digitais – semelhante a um documento com identidade virtual que permite que computadores saibam em quais servidores confiar – pode ser explorado por criminosos para aplicar uma série de golpes. É o que alerta um boletim da ISH Tecnologia, principal empresa nacional de cibersegurança.

O programa em questão é um script antigo, conhecido como c_rehash, que faz parte do OpenSSL. Se for corrompido, o script pode acabar executando comandos maliciosos sem que os administradores percebam, podendo ser explorado por hackers para invadir sistemas.

No boletim, a ISH explica que o maior perigo está no fato de que essa falha pode ser explorada de forma muito fácil em sistemas mal configurados. Hackers podem nomear arquivos de maneira enganosa, induzindo o sistema a rodar comandos perigosos sem que ninguém perceba. Isso compromete diretamente a segurança dos dados, a estabilidade dos servidores e a confiabilidade do sistema. Empresas que utilizam versões vulneráveis do OpenSSL precisam estar atentas para evitar problemas.

Servidores que rodam Linux e sistemas similares ao Unix, plataformas de desenvolvimento que lidam com certificação digital, soluções de segurança baseadas no OpenSSL e sistemas automatizados de TI estão entre os que podem ser afetados. Esse risco se estende a diversos setores, como data centers, provedores de serviços em nuvem, bancos, empresas de tecnologia e organizações que trabalham com criptografia e certificação digital.

De acordo com a empresa, os impactos da falha vão muito além da parte técnica: se explorada por criminosos, pode levar a perdas financeiras, processos judiciais por descumprimento de normas de proteção de dados e um grande dano à reputação das empresas. Um servidor comprometido pode colocar em risco informações sigilosas de clientes e parceiros, o que afeta diretamente a confiança no negócio.

O problema do c_rehash se deve a três fatores que, quando combinados, tornam o script vulnerável a comandos maliciosos: ele não tem proteção contra certos caracteres perigosos que podem ser usados em ataques, há um recurso interno que permite que comandos sejam executados de forma oculta dentro do OpenSSL, e o sistema operacional pode rodá-lo automaticamente sem pedir confirmação.

Para evitar que essa falha seja explorada, a ISH recomenda algumas medidas importantes, como atualizar o OpenSSL para uma versão segura, restringir as permissões dos certificados digitais, monitorar atividades suspeitas e revisar scripts personalizados para garantir que não estejam vulneráveis. No cenário atual da cibersegurança, ignorar os riscos de sistemas e programas antigos pode ser um erro grave - garantir que a infraestrutura de TI esteja protegida contra esse tipo de ameaça é essencial para manter a segurança digital.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SEGUROS ::

Mar 30, 2026 Seguros

TOKIO MARINE passa a ofertar Seguros de Vida e…

Mar 30, 2026 Seguros

QUIVER by DIMENSA: Plataforma unifica dezenas de…

Mar 30, 2026 Seguros

TOKIO MARINE promove encontro estratégico com…

Mar 30, 2026 Seguros

Minas impulsiona crescimento da TOKIO MARINE, que…

Mar 30, 2026 Seguros

Agenda da Susep reforça papel do seguro no…

Mar 30, 2026 Seguros

Setor de seguros ultrapassa R$ 760 bilhões em…

Mar 30, 2026 Seguros

Mapfre promove roadshow no Sul para estreitar…

Mar 30, 2026 Seguros

Seguro garantia ajuda PMEs a preservar o caixa em…

Mar 30, 2026 Seguros

allseg amplia portfólio com lançamento de seguro de…

Mar 30, 2026 Seguros

Capitalização ganha espaço nas grandes datas do varejo…

Mar 30, 2026 Seguros

Sincor SC realiza cerimônia de posse da nova diretoria…

Mar 30, 2026 Seguros

CMO Summit 2026 conta com participação do Instituto de…

Mar 30, 2026 Seguros

Lucro do Grupo Austral cresce 24% e atinge R$ 148…

Mar 30, 2026 Seguros

Assistência à saúde em São Paulo soma 14.032 incidentes…

Mar 30, 2026 Seguros

O caos invisível nas empresas

Mar 30, 2026 Seguros

ANSP empossa 22 novos acadêmicos durante a Noite…

Mar 30, 2026 Seguros

ApliCap marca presença no South Summit Brazil e amplia…

Mar 30, 2026 Seguros

É hora do marketing encarar o espelho

Mar 30, 2026 Seguros

Chad Hesters, presidente global da Boyden, destaca…

Mar 30, 2026 Seguros

Tecnologia e empreendedorismo marcam o segundo dia da…

Mais SEGUROS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version