Logo
Imprimir esta página

O Que Muda na Prática com a Nova NR-1 que Entrou em Vigor

Mirella Ugolini, Co-fundadora do SoulWork Mirella Ugolini, Co-fundadora do SoulWork

A mudança obriga as empresas a mapearem não apenas riscos físicos, químicos e biológicos, mas também aqueles que afetam a saúde mental dos trabalhadores, como assédio moral, metas abusivas, sobrecarga, isolamento e insegurança emocional

A consultora de desenvolvimento organizacional, Mirella Ugolini, que atuou na Votorantim, Hering e Serasa na área de Desenvolvimento Humano e Organizacional, conecta a preocupação com a saúde mental do colaborador ao movimento de demissões em massa. Segundo o rastreador Layoffs.fyi, não chegamos nem mesmo na metade do ano e as demissões anunciadas pelas empresas de tecnologia em 2025 já atingem 23 mil cortes. De acordo com Mirella, que hoje está à frente do Soul Work,programa especializado em reposicionamento profissional para pessoas 40+, é importante a adoção de uma política humanizada de desligamentos.

Processos de demissão mal executados podem gerar insegurança e ansiedade nos funcionários remanescentes, aumento do turnover voluntário com uma possível perda de talentos, impacto na saúde mental e deterioração da cultura organizacional.

Profissionais de diversos níveis hierárquicos têm utilizado as redes sociais para relatar processos de desligamento frios e processuais, sem acolhimento por parte do RH ou da liderança direta. Isso acaba deteriorando o clima interno e desmotivando quem fica. Cria-se um clima de desconfiança entre os funcionários, que passam a não se empenharem da mesma forma, imaginando que seu esforço não será reconhecido ou que serão demitidos independentemente do quanto se dediquem ao trabalho.Essa é uma realidade que se vê inclusive em grandes empresas que, em teoria, possuem processos estruturados e pensados.

Mas afinal, o que é considerado bem-estar nas organizações?

“O bem-estar nas organizações não é obtido somente com a realização de palestras ou atendimento psicológico, o colaborador deseja trabalhar em um ambiente saudável, e isso começa no relacionamento com sua liderança direta”, pontua a especialista. “É hora de enxergar o cuidado com o colaborador como estratégia de negócio, e não apenas como obrigação legal”, complementa.

Atualmente, os trabalhadores buscam mais do que bons salários: desejam um ambiente que permita crescimento profissional, aprendizado contínuo e relações de confiança. “A chamada “jornada do colaborador” deve contemplar ações de bem-estar desde o processo seletivo até o desligamento. Isso inclui práticas como programas de integração, avaliação de desempenho, feedbacks estruturados, desenvolvimento contínuo e até mesmo demissões humanizadas. Empresas que cuidam bem de toda a trajetória do colaborador tendem a ter melhores índices de engajamento e reputação”.

Segundo Ugolini, fóruns de discussão estão sendo realizados para orientar os profissionais da área sobre as novas exigências. “O RH é o guardião das relações humanas dentro das organizações. É fundamental que esteja preparado para identificar, prevenir e atuar frente a esses riscos”, destaca.

Sobre o SoulWork

O SoulWork é um programa voltado para executivos e profissionais experientes que buscam alinhar trabalho e propósito, “quem eu sou com aquilo que faço”. Criado em 2024 por Mirella Ugolini e Roberto Ziemer, o programa oferece suporte estruturado para reflexão profissional e transição de carreira.

Diferenciando-se pela abordagem personalizada, o SoulWork auxilia os profissionais a transformarem períodos de incerteza em oportunidades de crescimento. A jornada inclui conteúdos que podem ser consultados livremente, encontros online e mentorias individualizadas, com foco no processo de reflexão e transformação de cada participante e a definição de um caminho profissional que gere mais resultados e satisfação pessoal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto