Setor segurador debate seguro para obras de infraestrutura em evento realizado em Goiás
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por CNseg
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A aplicação de seguros em obras de infraestrutura foi tema central da primeira reunião técnica, realizada nesta segunda-feira em Goiânia (GO), entre representantes do setor de seguros, servidores da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), empresas e corretores do estado.
O evento foi realizado pela Confederação Nacional das Seguradora (CNseg) e a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), com o apoio do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT e DF) e Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros no Estado de Goiás (Sincor-GO).
Participaram do encontro mais de 80 pessoas, que puderam se informar mais sobre temas como Responsabilidade Civil e Ambiental, Riscos de Engenharia e Seguro Garantia, por especialistas em cada área temática. A previsão da cláusula de retomada no seguro garantia em contratos de licitação também foi destaque, pois é um dos instrumentos que viabiliza a sustentabilidade e sucesso de obras que o Estado compreende necessárias para seu desenvolvimento socioeconômico.
Durante a apresentação dos temas, junto a representantes de áreas temáticas da Fenseg, o encontro tem o objetivo de apresentar quais são os aspectos dos seguros disponíveis e relevantes para o desenvolvimento e a proteção de projetos de infraestrutura no âmbito do Estado de Goiás.
De forma simplificada, e com direito à espaço tira-dúvidas, o debate propôs incentivar o cumprimento da regulamentação da cobertura de seguros, bem como aprimorar editais e normativas para licitação de empreendimentos públicos no estado de Goiás
Obras abandonadas
O tema tem ganhado relevância a partir da aplicação das regras da Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), e o encontro teve como o objetivo principal de apresentar ferramentas para aprimoramento de editais, concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) e desenvolver iniciativas para conclusão de forma qualitativa de empreendimentos públicos.
Segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), foram identificadas 11.941 obras paralisadas no país, o que corresponde a 52% das contratações vigentes. Nesse cenário, a cada dois empreendimentos contratados com recursos federais, um encontra-se paralisado.
Parceria
Desde 2023, a CNseg desenvolve um projeto de parcerias com os estados e municípios. O objetivo da ação é promover projetos que possam auxiliar governos locais nas áreas de infraestrutura, com o seguro garantia no aprimoramento de editais, concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs).
Além disso, a Confederação quer continuar o diálogo com todos os estados e que, de forma descentralizada, possa apresentar as mais viáveis soluções de desenvolvimento regional, incluindo, também, ações voltadas para o meio ambiente, segurança, inovação tecnológica, e auxílio às famílias em situação de baixa renda.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>