Seguradoras ampliam coberturas D&O e tornam apólices mais atrativas para o mercado
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /Cqcs/Ana Mello
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Voltadas para proteção, companhias irão oferecer certificados a executivos
Produtos voltados para executivos têm ganhado atenção no mercado de seguros. Essas coberturas adicionais, oferecidas a diretores de empresas, são conhecidas como D&O. Dados do Valor Econômico indicam um cenário de alta competitividade e queda nos preços das apólices — uma movimentação que reflete diretamente a busca por diferenciais.
Atualmente, cerca de duas dezenas de empresas oferecem D&O no mercado brasileiro, incluindo seguradoras nacionais e representantes de companhias estrangeiras. O seguro oferece proteção ao patrimônio pessoal de diretores, administradores e outros executivos em casos de processos judiciais ou reclamações decorrentes de decisões tomadas no exercício de suas funções. Ele pode custear, por exemplo, os gastos mensais de um executivo caso seus bens sejam penhorados temporariamente, ou ainda cobrir despesas como a recuperação da imagem do segurado em caso de dano à reputação.
A AXA criou em 2024 uma plataforma digital para facilitar a venda pelos corretores. Já a Zurich desenvolveu um sistema de cotações online com foco em pequenas e médias empresas: “Vemos uma oportunidade de trazer novos clientes”, afirmou Marck Sá, superintendente de linhas financeiras da Zurich.
A Generali lançou, em maio, uma extensão de cobertura para amparar financeiramente executivos afastados por burnout: “Identificamos uma lacuna importante no mercado de seguros D&O, especialmente no que diz respeito ao cuidado com a saúde mental”, pontuou Marcelo Varela, superintendente de linhas financeiras da Generali ao Valor Econômico. Esse seguro cobre a diferença entre o valor recebido do INSS e o salário líquido do executivo.
Já a Chubb incluiu no D&O uma cobertura de seguro viagem. “A combinação dos benefícios das duas linhas de seguros representa uma estratégia inteligente para aumentar a atratividade do produto, principalmente para empresas que operam em setores que exigem deslocamentos frequentes”, afirmou Aleandro Brolo, diretor de linhas financeiras da seguradora.
Em 2024, a arrecadação das seguradoras com esse produto somou cerca de R$1,2 bilhão — quase 8% a mais do que em 2023, segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Segundo Juliana Casiradzi, diretora de responsabilidade financeira e profissional da corretora Marsh Brasil, os preços do D&O caíram, em média, cerca de 5% no último trimestre de 2024. “Isso se deve à baixa sinistralidade, à maior competitividade e à alta capacidade dos limites disponíveis”, afirmou.
Mesmo diante de um cenário econômico incerto e de juros elevados, o interesse por D&O tem crescido. Ana Albuquerque, da corretora WTW, revelou ao Valor Econômico que o seguro também representa segurança jurídica para a atuação dos líderes: “Quando um executivo entra em uma companhia, sabe que poderá receber reclamações. O seguro funciona para proteger o patrimônio dele e também como forma de a empresa lhe dar liberdade para agir conforme seu julgamento no exercício da função.”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>