Empresas brasileiras debatem biodiversidade em preparação para a COP30
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Julia Dal
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Evento acontece entre 3 e 5 de junho na Reserva Natural Vale, no Espírito Santo, reunindo lideranças empresariais para debater tendências globais e oportunidades no setor
Com o objetivo de fortalecer o compromisso do setor privado com a conservação ambiental e a incorporação da biodiversidade nos modelos de negócios, o Instituto LIFE, pioneiro na integração da conservação da biodiversidade aos modelos empresariais, e a Coalizão LIFE de Negócios e Biodiversidade realizarão entre os dias 3 e 5 de junho de 2025, um encontro na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES).
O evento acontecerá no contexto do Dia Mundial do Meio Ambiente e funcionará como uma prévia para a 17ª Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP17), que será realizada na Armênia e a COP 30 sobre o Clima, no Brasil, em novembro deste ano. A programação contará com a participação de grandes empresas, como Grupo Boticário, Vale e Petrobras, para discutir tendências globais e identificar oportunidades na área, incluindo conservação marinha e créditos de biodiversidade.
O encontro contará com palestras e debates. Entre os destaques, está a palestra de abertura do diretor de desenvolvimento da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, Rafael Loyola, "O essencial é invisível aos negócios? A natureza como ativo estratégico ou risco ambiental", seguida pelo primeiro painel que trará a discussão sobre a integração das agendas de Clima e Biodiversidade, com participação de Braulio Dias, diretor do Departamento de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Strobel, diretora de Ação Climática da Fundação Avina e Paul Dale, representante da Abema.
Para alinhavar a relação dessas agendas com os negócios, Daniela Manole, vice coordenadora da Comissão de Sustentabilidade e Clima do IBCG, abordará o tema "Governança corporativa e sustentabilidade na nova ordem comercial global", no painel que também conta com a participação da Agroícone, GSS Carbono e Bioinovação e Instituto LIFE. No período da tarde, José Truda Pallazo Jr., do Instituto Baleia Jubarte, abre o painel sobre negócios e conservação marinha com a palestra "Empresas e Biodiversidade Marinha: construindo pontes para a conservação", que contará com a participação da Fundação Grupo Boticário, Instituto Albatroz, Fundação Toyota do Brasil, SOS Mata Atlântica e da Guardiões do Mar.
A iniciativa reforça a importância da atuação empresarial como aliada da agenda ambiental e da promoção de práticas que valorizem a natureza nos processos corporativos. “O setor empresarial tem um papel fundamental na conservação ambiental e na construção de modelos de negócio sustentáveis. Com a Coalizão LIFE, queremos impulsionar essa discussão, trazendo soluções concretas para compor a biodiversidade à estratégia das empresas”, afirma Regiane Borsato, diretora executiva do Instituto LIFE.
"A Vale faz parte da Coalizão LIFE desde 2024 e consideramos uma excelente oportunidade de troca de experiências e discussões que tem nos ajudado na nossa jornada de trazer a biodiversidade cada vez mais forte como parte da nossa estratégia. Estamos muito felizes por receber esse evento na Reserva, pois ele materializa essa oportunidade, reunindo diferentes negócios e setores da sociedade para discutir a biodiversidade, destaca Leticia Guimaraes, analista ambiental da Vale.
Durante o encontro, também será lançado o Comitê Técnico LIFE Áreas Marinhas, LIFE CTMar, iniciativa que busca engajar empresas na proteção dos recursos marinhos essenciais para a biodiversidade e a sustentabilidade da vida e dos negócios. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 60% das indústrias brasileiras colocam iniciativas sustentáveis no centro de suas preocupações. Com a Meta 15 do Marco Global da Biodiversidade exigindo que grandes empresas relatem seus impactos ambientais, a integração da biodiversidade às estratégias empresariais tornou-se uma prioridade global.
"A Coalizão LIFE, lançada durante a COP15, no Canadá, tem se consolidado como um espaço para que empresas avaliem, mensuram e comuniquem seus avanços em biodiversidade. Durante a COP16, na Colômbia, as empresas coligadas apresentaram seus compromissos no Pavilhão Brasil, reforçando a transparência e a responsabilidade corporativa na conservação ambiental", explica Borsato. "O encontro da Coalizão LIFE de Negócios & Biodiversidade reforça a posição do Brasil como líder global em biodiversidade nos modelos empresariais, demonstrando que o crescimento econômico e a conservação ambiental podem caminhar juntos", finaliza.
Sobre o Instituto LIFE
O Instituto LIFE é uma organização dedicada a promover a integração da biodiversidade nos negócios e a conservação ambiental. Através de soluções inovadoras e parcerias estratégicas, o Instituto LIFE busca mitigar os impactos ambientais e promover a sustentabilidade em empresas de diversos setores. Para mais informações, visite: https://lifeinstituteglobal.org/inicio/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>