Logo
Imprimir esta página

Setor de seguros promove evento sobre proteção em obras de infraestrutura em Goiás

Representante da Fenseg debate sobre seguros em infraestrutura no auditório do Sincor-GO (Foto: Divulgação) Representante da Fenseg debate sobre seguros em infraestrutura no auditório do Sincor-GO (Foto: Divulgação)

A aplicação de seguros em obras de infraestrutura foi tema central da primeira reunião técnica, realizada nesta segunda-feira em Goiânia (GO), entre representantes do setor de seguros, servidores da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), empresas e corretores do estado.

O evento foi realizado pela Confederação Nacional das Seguradora (CNseg) e a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), com o apoio do Sindicato das Seguradoras de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal (Sindseg MG/GO/MT e DF) e Sindicato dos Corretores e das Empresas Corretoras de Seguros no Estado de Goiás (Sincor-GO).

Participaram do encontro mais de 80 pessoas, que puderam se informar mais sobre temas como Responsabilidade Civil e Ambiental, Riscos de Engenharia e Seguro Garantia, por especialistas em cada área temática. A previsão da cláusula de retomada no seguro garantia em contratos de licitação também foi destaque, pois é um dos instrumentos que viabiliza a sustentabilidade e sucesso de obras que o Estado compreende necessárias para seu desenvolvimento socioeconômico.

Durante a apresentação dos temas, junto a representantes de áreas temáticas da Fenseg, o encontro tem o objetivo de apresentar quais são os aspectos dos seguros disponíveis e relevantes para o desenvolvimento e a proteção de projetos de infraestrutura no âmbito do Estado de Goiás.

De forma simplificada, e com direito à espaço tira-dúvidas, o debate propôs incentivar o cumprimento da regulamentação da cobertura de seguros, bem como aprimorar editais e normativas para licitação de empreendimentos públicos no estado de Goiás

Obras abandonadas

O tema tem ganhado relevância a partir da aplicação das regras da Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021), e o encontro teve como o objetivo principal de apresentar ferramentas para aprimoramento de editais, concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs) e desenvolver iniciativas para conclusão de forma qualitativa de empreendimentos públicos.

Segundo dados do Tribunal de Contas da União (TCU), foram identificadas 11.941 obras paralisadas no país, o que corresponde a 52% das contratações vigentes. Nesse cenário, a cada dois empreendimentos contratados com recursos federais, um encontra-se paralisado.

Parceria

Desde 2023, a CNseg desenvolve um projeto de parcerias com os estados e municípios. O objetivo da ação é promover projetos que possam auxiliar governos locais nas áreas de infraestrutura, com o seguro garantia no aprimoramento de editais, concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs).

Além disso, a Confederação quer continuar o diálogo com todos os estados e que, de forma descentralizada, possa apresentar as mais viáveis soluções de desenvolvimento regional incluindo, também, ações voltadas para o meio ambiente, segurança, inovação tecnológica, e auxílio às famílias em situação de baixa renda.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg.org.br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube, além dos novos perfis o TikTok, o institucional cnsegoficiale o voltado para educação financeira de jovens adultos guiadavidaadulta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto