Objective CEO afirma que dados são o novo petróleo na era da IA
João Paulo Miranda ratifica análise de especialista sobre protagonismo dos dados na próxima revolução digital
A Objective, multinacional brasileira especializada em experiências digitais e transformação de negócios, tem construído sua estratégia em torno do que Miranda chama de "soberania de dados". "Estabelecemos um princípio fundamental: dados são ativos estratégicos que devem ser gerenciados com responsabilidade e transparência. Não basta implementar IA - é preciso uma arquitetura de dados resiliente, ética e alinhada aos objetivos de longo prazo das organizações."
Em sintonia com a análise de Alon Lubieniecki, CEO da Luby e cofundador da Eyna, sobre o futuro da revolução digital, João Paulo Miranda, CEO da Objective, reforça que o verdadeiro poder na era da Inteligência Artificial não está apenas nos algoritmos, mas também no controle dos dados que os alimentam.
Apesar dos US$110 bilhões investidos em startups de IA em 2024, segundo dados da Dealroom, Miranda acredita que a discussão não deve ter foco apenas na tecnologia. "A inteligência artificial é uma força transformadora, mas sua eficácia depende da qualidade, governança e inteligência aplicada aos dados. As Big Techs entenderam há anos que quem detém os dados, detém o futuro. Não é coincidência que invistam bilhões em infraestrutura de dados - estão construindo os alicerces da próxima revolução digital", esclarece.
A nova corrida do ouro digital
Para o executivo, o diferencial competitivo de mercado será definido por quem conseguir acessar, controlar e gerar insights a partir dos dados. "Não se trata de ter algoritmos sofisticados, mas de possuir o motor que os impulsiona. Quem dominar os dados, assim como a tecnologia,terá capacidade de liderar mercados, influenciar decisões e moldar o futuro digital", afirma Miranda.
Soberania de dados como estratégia
O CEO da Objective prevê que os próximos anos serão marcados por uma intensa disputa pelo controle informacional, exigindo novas abordagens para governança e transparência. "A liderança na era da IA não será definida apenas pelo conhecimento tecnológico, mas pela capacidade de gerenciar dados de forma ética e estratégica. É fundamental que a discussão sobre IA inclua a gestão de dados como pilar central, considerando seu impacto em comportamentos, decisões e até mesmo crenças", conclui.
Sobre a Objective
A Objective é uma multinacional brasileira que acelera a transformação digital das organizações por meio de tecnologia e pessoas. Através de um portfólio completo, oferece consultoria para inovação, aumento de produtividade e qualidade, além de desenvolver soluções digitais, com expertise em dados, IA, experiências do usuário e entrega de produtos sob medida. A empresa faz parte da holding Objective Group, que inclui empresas especializadas como e-trust (segurança da informação e gestão de identidades), Eleflow (BI e Big Data Analytics) e NG Billing (gestão de CRM e faturamento recorrente). Em 2024, a Objective foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como líder em desenvolvimento ágil de aplicações pelo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services Brazil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>