Logo
Imprimir esta página

Refluxo em Bebês: Como Identificar e Cuidar do Seu Filho com Segurança

Pediatra Dra Lais Souza Gomes Rede Meu Doutor Novamed unidade Méier Rio de Janeiro Pediatra Dra Lais Souza Gomes Rede Meu Doutor Novamed unidade Méier Rio de Janeiro

Pediatra da rede Meu Doutor Novamed, do Grupo Bradesco Seguros, orienta como reconhecer e minimizar os efeitos do refluxo em crianças

No mês em que se celebra o dia mundial de conscientização da saúde digestiva (29/5), a rede de clínicas Meu Doutor Novamed, da Bradesco Seguros, alerta sobre a atenção que os pais devem dar ao risco de refluxo nos bebês.

Considerado uma das doenças digestivas mais comuns na infância, o refluxo gastroesofágico é uma condição em que o ácido do estômago volta para o esôfago, causando desconforto e queimação. Na maioria dos casos, trata-se de uma fase passageira do desenvolvimento infantil.

De acordo com a pediatra Laís Souza Gomes, da unidade Méier (Rio de Janeiro) da Meu Doutor Novamed, a doença chega a afetar 25% dos bebês. “Por causa da anatomia do bebê, com ângulo entre estômago e esôfago ser mais aberto, e da imaturidade do trato gastrointestinal, há maior incidência principalmente nos primeiros meses de vida”, explica a médica.

Ela ressalta que, além do refluxo gastroesofágico, existe também o refluxo fisiológico, que é mais assintomático, e ocorre após as refeições. “O refluxo fisiológico pode aparecer a partir de dois meses de vida, e cerca de 50% dos bebês costumam ter, mas geralmente não requer tratamento”, aponta a especialista.

Os principais sinais de refluxo incluem desconforto, choro, irritabilidade, vômitos volumosos, recusa alimentar e dificuldades no ganho de peso. O refluxo gastroesofágico é usualmente detectado com base nos sintomas. O diagnóstico costuma ser clínico, mas exames como endoscopia digestiva alta (EDA) e ultrassonografia (USG) podem ajudar na investigação.

Refluxo em jovens e adultos

O refluxo também atinge jovens e adultos, e o tratamento envolve mudanças no estilo de vida, como ajustes na alimentação e hábitos diários, além do uso de medicamentos, como inibidores de bomba de prótons ou antiácidos. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser considerada. “Felizmente, o refluxo tem tratamento e, com cuidados adequados, é possível controlá-lo. Manter um estilo de vida saudável ajuda na prevenção, com uma alimentação equilibrada, horários regulares de sono e evitando alimentos quentes, condimentos e líquidos antes de dormir. Algumas medidas simples, como manter a cabeceira da cama elevada em 30 graus, também podem fazer diferença”, explica a pediatra.

A condição pode causar diversos impactos no organismo, como dor crônica, alterações no sono, além de afetar o esôfago, a faringe, os pulmões e causar engasgos frequentes. Por isso, buscar orientação médica ao perceber sintomas é fundamental para garantir o bem-estar de crianças e adultos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto