Logo
Imprimir esta página

80% das empresas esperam aumento da complexidade tributária em 2025

Levantamento realizado pelo IGET e Revizia indica que a maior parte das empresas já sente os efeitos da reforma tributária e busca na tecnologia uma aliada para enfrentar o aumento da complexidade fiscal

O cenário fiscal brasileiro está passando por uma transformação significativa, com a implementação da reforma tributária pressionando as empresas a se anteciparem às novas exigências. De acordo com a pesquisa Guia de Gestão Tributária 2025 – A Visão do Contribuinte, realizada pelo Instituto de Gestão Empresarial de Tributos (IGET) em parceria com a Revizia, 80% das empresas esperam um aumento na complexidade tributária e desafios crescentes com a fiscalização após a reforma.

Segundo Heron Charneski, presidente e fundador do IGET e coordenador da pesquisa, a complexidade tributária surge hoje como o principal desafio tributário das empresas, à frente de itens como as frequentes mudanças na lei, a carência de profissionais especializados e a própria carga tributária elevada. Esse cenário tem levado as empresas a aumentarem, em média, 15% de seus orçamentos destinados à gestão tributária a cada ano.

Frente a esses desafios, a tecnologia surge como a principal solução. A digitalização da gestão fiscal e o uso de sistemas automatizados são tendência consolidada: 90,9% das empresas já adotam tecnologias para cálculos automáticos de tributos e monitoramento de obrigações acessórias. O levantamento ainda revela que 54,5% estão priorizando investimentos em sistemas tributários e que 45,5% ampliaram seus orçamentos para gestão fiscal em 11% a 25% nos últimos dois anos.

Entre as novas obrigações que ganham destaque estão a DCTFWeb e a EFD-Reinf, ferramentas que deverão ter um avanço expressivo na utilização em 2025, com a adaptação ao novo modelo de tributação sobre o consumo. Para garantir conformidade, 65% das empresas planejam investir em consultorias especializadas, e 45% indicam dificuldades na adaptação às novas regras internacionais de preços de transferência, reforçando a necessidade de suporte técnico qualificado.

Para Alessandra Heloise, vice-presidente tributária da Revizia, o cenário atual exige uma mudança estrutural na forma como as empresas lidam com tributos. "A tendência é que apenas as organizações que investirem em tecnologia de automação, capacitação contínua e estratégias de compliance integradas consigam se manter competitivas”, afirma. “A gestão tributária passa a ser uma função cada vez mais estratégica, exigindo inteligência para prever riscos, capturar benefícios fiscais e otimizar processos. Em um ambiente de fiscalização mais rigorosa e legislação mais dinâmica, a capacidade de resposta rápida, apoiada por soluções digitais robustas e assessoria técnica especializada, será decisiva para a sustentabilidade dos negócios", ressalta.

Outros estudos já corroboraram essa necessidade. Uma pesquisa conduzida em 2024 pela Confeb — iniciativa da Live University voltada à formação e atualização de profissionais das áreas fiscal e tributária — revelou que 70% das empresas pretendiam contratar novas plataformas tecnológicas, enquanto 61% já haviam estruturado treinamentos para adaptação à reforma.

“A tecnologia deixa de ser suporte e passa a ser protagonista na gestão tributária. Sem ela, somada à capacitação adequada, simplesmente não haverá como atender às novas demandas da reforma e manter a operação fiscal segura e eficiente. Por isso, é natural que tantas empresas já estejam se antecipando”, ressalta Alex Leite, Sócio Diretor da Live University. Com o aumento da complexidade fiscal, as empresas precisam estar cada vez mais atentas às mudanças e, inevitavelmente, investir em soluções tecnológicas robustas. A adaptação às novas exigências tributárias permite que as organizações se destaquem pela eficiência e agilidade, elementos essenciais para navegar com sucesso no cenário fiscal em constante transformação.

Sobre o IGET

O IGET – Instituto de Gestão Empresarial de Tributos é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o estudo e o aprimoramento das práticas de gestão tributária corporativa no Brasil. Tem como compromisso fornecer informações relevantes e análises aprofundadas sobre o cenário da gestão fiscal, visando apoiar as empresas, por meio de estudos, pesquisas, cursos e outros conteúdos, na adaptação às mudanças e na busca por eficiência e conformidade tributária.

Sobre a Revizia

A Revizia é uma empresa de tecnologia especializada em gestão tributária estratégica e compliance fiscal. Sua plataforma baseada em nuvem com recursos de inteligência artificial ajuda empresas a otimizar processos de análise, controle e planejamento. A ferramenta reproduz mais de 130 malhas fiscais em níveis federal, estadual e municipal e permite às empresas antecipar tendências, identificar inconsistências e corrigir eventuais erros antes da fiscalização. A solução minimiza riscos e amplia a eficiência fiscal das empresas ao garantir conformidade com as normas tributárias por meio de monitoramento contínuo e análises estratégicas. A Revizia já impactou mais de 7 mil empresas, com mais de R$ 5 bilhões em créditos identificados, gerando economia real e consistência tributária para os clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto