9 motivos para sua PME adotar o modelo de Squad sob Demanda
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Graziela Binkowski
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Opção por modelo resolve uma das principais barreiras apontadas pelas PMEs globais para inovação.
Especialista esclarece e dá dicas de como ter sucesso com a escolha
O Squad sob Demanda está ganhando força, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs) que precisam inovar com rapidez, flexibilidade e menor custo. O Squad sob Demanda é parte do fornecimento de times de desenvolvimento de software sob demanda, geralmente oferecido por empresas especializadas em tecnologia. Nesse modelo, uma empresa contrata um squad completo (time multidisciplinar) para atuar em um projeto específico, como se fosse uma extensão da sua própria equipe.
Segundo a consultoria Gartner, estima-se que esse mercado global cresça a uma taxa anual de 18% até 2027. Entre as principais razões, segundo a Deloitte, está a constatação de que 85% das PMEs globais apontam para a falta de competências internas como a principal barreira para inovação. A McKinsey mostrou que 63% das empresas que usaram squads externos entre 2023 e 2024 reportaram uma aceleração de até 50% no tempo de lançamento do produto.
Como observa Caio Laurino, co-fundador CIO da Maitha Tech, consultoria em desenvolvimento de soluções digitais, acima de tudo, o modelo contribui para enfrentar desafios de inovação: “Os Squad sob Demanda trazem benefícios claros para melhorar a experiência do cliente, otimizar processos internos e aumentar a eficiência operacional”. Entre os exemplos de aplicação apontados pelo especialista, estão o desenvolvimento rápido de produtos digitais mínimos viáveis (MVPs) para testar novas ideias no mercado, a implementação de plataformas de autoatendimento e chatbots para melhorar o suporte ao cliente, a criação de soluções personalizadas para otimizar processos internos, como gestão de estoque ou automação financeira, e adoção de tecnologias emergentes que exigem expertise especializada difícil de manter internamente.
O executivo destaca 9 formas que o modelo colabora com PMEs e dá dicas de como essas empresas podem ter sucesso na sua adoção.
Como o modelo de Squad sob Demanda ajuda PMEs:
1. Acesso rápido a talentos especializados e multidisciplinares: em vez de investir meses recrutando e treinando, as PMEs podem contar com squads externos compostos por especialistas em tecnologia, design, marketing, ou dados, desenvolvedores, designers, gerentes de produto, analistas de negócios, sem precisar recrutá-los internamente. Em 2025, com a contínua escassez de talentos em tecnologia, projetada pela Fórum Econômico Mundial, isso será crucial para ganhar velocidade.
2. Escalabilidade sob demanda: as empresas conseguem contratar squads temporários para ciclos específicos de inovação (como lançar um MVP ou digitalizar processos) e desmobilizá-los quando não forem mais necessários. Isso ajuda a manter a operação enxuta e reduzir custos fixos.
3. Foco em resultados e agilidade: squads externos geralmente seguem metodologias ágeis (Scrum, Kanban), entregando valor em ciclos curtos (sprints), o que facilita ajustes contínuos e melhoria rápida do produto e da entrega de valor para o cliente.
4. Redução de riscos: testar novas ideias de negócio ou tecnologia sem comprometer a equipe interna principal reduz riscos estratégicos. Squads podem ser usados para rodar experimentos controlados em inovação aberta ou novos mercados.
5. Adoção de tecnologias emergentes: em 2025, tendências como IA generativa, automação avançada e plataformas low-code/no-code continuarão evoluindo. Squads especializados nessas áreas podem acelerar a adoção dessas tecnologias em PMEs.
6. Cultura de inovação: trabalhar lado a lado com squads externos ajuda a transmitir práticas inovadoras para as equipes internas, criando uma mentalidade mais adaptativa e moderna.
7. Melhoria da inteligência operacional e eficiência: a integração de profissionais com diferentes habilidades e o uso de frameworks ágeis promovem processos internos mais eficientes e estratégicos, otimizando recursos e aumentando a produtividade. O modelo reduz gastos com contratação, treinamento, infraestrutura e gestão de pessoal, podendo gerar até 30% de economia em custos de recrutamento e 20% em custos operacionais, segundo especialistas.
8. Flexibilidade: PMEs podem contratar squads sob demanda, ajustando o tamanho e a composição da equipe conforme a necessidade do projeto, sem compromissos de longo prazo ou custos fixos elevados. Isso facilita a adaptação a picos de trabalho e evita gastos desnecessários.
9. Inovação contínua e melhoria da experiência do cliente: Squads trabalham com ciclos rápidos de feedback, experimentação e implementação de novas ideias, incluindo tecnologias emergentes como inteligência artificial, chatbots e plataformas digitais, que melhoram a personalização e a experiência do cliente.
Para ter sucesso com a contratação de Squad sob Demanda, Caio dá as seguintes dicas:
- Tenha metas ou critérios de sucesso claros, como, por exemplo, lançar produto X em 6 meses;
- Crie um onboarding rápido e integre o squad às ferramentas internas;
- Mantenha reuniões regulares para alinhar expectativas e progresso;
- Ao fim do projeto, garanta que o aprendizado seja transferido para sua equipe interna;
- Escolha fornecedores que compartilhem valores e visão para melhor sinergia.
Sobre a Maitha
A Maitha Tech é uma consultoria de desenvolvimento de soluções digitais com abordagem inovadora. Sob a liderança de Caio Laurino e Phelipe Buratto, a empresa conquistou um crescimento notável, acumulando um faturamento de R$ 120 milhões desde sua fundação em 2019. Com mais de 200 profissionais altamente qualificados, a Maitha destaca-se como líder no cenário de consultoria e tecnologia, focada em resultados e eficiência operacional.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>