Logo
Imprimir esta página

Transformando riscos em oportunidades: a vantagem competitiva do seguro de crédito (Destaque)

Transformando riscos em oportunidades: a vantagem competitiva do seguro de crédito

*Luciano Mendonça

Em um cenário econômico cada vez mais complexo e internacionalizado, proteger o fluxo de caixa do seu negócio deixou de ser apenas uma boa prática: tornou-se uma necessidade estratégica. Escuto com frequência uma dúvida comum entre empresários e gestores financeiros: “Carta de crédito e seguro de crédito são a mesma coisa?” A resposta é não — e entender as peculiaridades pode fazer toda a diferença na saúde financeira da sua empresa.

O seguro de crédito tem sido uma solução cada vez mais adotada por empresas que realizam vendas a prazo, principalmente em mercados internacionais. Esse tipo de seguro funciona como uma proteção para a sua área de contas a receber: se o seu cliente atrasar ou não pagar uma fatura, a seguradora cobre o prejuízo até o limite de crédito contratado. Isso garante previsibilidade e segurança no fluxo de caixa, mesmo diante de imprevistos como inadimplência ou insolvência.

Além disso, o seguro de crédito vai além da simples indenização: ele também facilita a gestão de risco. Nesse sentido, a rede global de analistas da Allianz Trade tem acesso instantâneo a 289 milhões de dados de empresas em mais de 160 países, permitindo a tomada de decisões comerciais mais seguras, com base em informações sólidas.

Já a carta de crédito é um instrumento emitido por um banco, que garante ao vendedor o recebimento do valor da venda ainda que o comprador não pague. Também é muito comum em operações de comércio exterior, nas relações com novos importadores ou em mercados considerados de maior risco. A carta de crédito, no entanto, tem as suas desvantagens.

A começar pelo custo, a carta de crédito costuma ser mais cara do que o seguro de crédito. Os bancos exigem garantias (às vezes superiores ao valor da operação), cobram taxas elevadas e, em muitos casos, impõem cláusulas rígidas de execução. Além disso, a carta de crédito imobiliza o limite de crédito do comprador junto ao banco emissor, o que pode restringir outras operações financeiras importantes para o negócio.

Por sua vez, com o seguro de crédito é possível garantir múltiplas operações com diferentes importadores, de diferentes países, em uma única apólice. Isso proporciona uma cobertura mais ampla e flexível, com um custo mais acessível. Além disso, não há imobilização do limite bancário, e as vendas cobertas podem ser convertidas em capital de giro com mais facilidade, por meio de operações de desconto bancário, com taxas mais atrativas.

Outro diferencial importante é que o seguro de crédito é aceito como garantia no programa PROEX do Banco do Brasil, o que permite ao exportador antecipar, à vista, suas exportações a prazo, aumentando a liquidez do negócio. Com isso, o seguro de crédito tem se mostrado uma alternativa mais eficiente, econômica e estratégica para empresas que desejam crescer com segurança e sustentabilidade.

*Luciano Mendonça atua como Diretor Comercial da Allianz Trade no Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto