Mercado de Fretamento Cresce com Volta ao Trabalho Presencial
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Gustavo Bechara
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Santa Maria está conquistando clientes no modelo circular e investindo no transporte de funcionários entre unidades diferentes de uma mesma empresa
O vai e vem dos ônibus fretados, comum nas ruas da Grande São Paulo antes de 2020, está, aos poucos, voltando a fazer parte da rotina de milhares de trabalhadores. A paisagem urbana, que ficou mais silenciosa durante a pandemia, passa a se movimentar novamente com o embarque dos funcionários nos coletivos corporativos. Para Gabriel Nunes, diretor da empresa de transportes de passageiros Santa Maria, esse é um dos sinais mais concretos de que o modelo presencial de trabalho está ganhando terreno novamente.
“A retomada do fretamento empresarial é um verdadeiro termômetro das políticas internas das empresas”, afirma o executivo. “Quando o serviço começa a ser reativado, é porque há um movimento real de retorno ao escritório.” A Santa Maria, que atua fortemente no setor e tem sua base operacional de fretamento na Região Metropolitana de São Paulo, com ênfase no ABC, viu sua carteira de clientes minguar durante os períodos mais críticos da pandemia, especialmente entre empresas do setor administrativo. Contratos com companhias como Alelo, Cielo e Banco Volkswagen foram encerrados não por migração para concorrentes, mas pela decisão das empresas de adotar o home office ou o modelo híbrido como solução.
Esse cenário, no entanto, começa a se inverter. Em 2024 e agora em 2025, a Santa Maria voltou a operar com um volume de clientes equivalente ao período pré-pandemia, e o crescimento não tem se limitado a contratos tradicionais. “Conquistamos três novos clientes no modelo circular e estamos investindo no fretamento entre unidades diferentes de uma mesma empresa, o chamado interpolos, como já fizemos com o Itaú em 2019, com uma operação de 24 vans”, Relata Gabriel Nunes. A estratégia tem sido ampliar o portfólio, adaptando os formatos de serviço às novas realidades corporativas, que visam não apenas eficiência logística, mas também bem-estar e retenção de talentos.
A recuperação do setor acompanha uma tendência maior de retorno ao regime presencial, ainda que gradual. Segundo pesquisa da Robert Half, 35% das empresas brasileiras já operavam totalmente de maneira presencial em 2024. Outros levantamentos mostras que cerca de 27% dos trabalhadores buscam novas oportunidades por insatisfação com o retorno ao escritório. Este é um sinal de que o modelo presencial, mesmo com resistência, está sendo imposto por boa parte do mercado.
No caso da Santa Maria, a prospecção do mercado de fretamento, no contexto da retomada do trabalho presencial, tem sido cautelosa, mas consistente. A empresa optou por manter sua atuação concentrada na Grande São Paulo, sem grandes expansões para o interior, como parte de uma estratégia de controle operacional mais rigorosa. Ainda assim, o cenário da região tem seus desafios, como a retração industrial vivida por algumas empresas relevantes, que impactam diretamente a demanda por transporte de funcionários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>