Pagamentos B2B Sem Cartão: A Nova Era da Digitalização nas Empresas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ivan Netto
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Setor deve movimentar US$ 90 bilhões por ano até 2027
A transformação digital dos meios de pagamento tem redefinido o comportamento financeiro dos brasileiros. Impulsionado por tecnologias como Pix, carteiras digitais e pagamentos por aproximação, o setor está em plena expansão e deve movimentar cerca de US$ 90 bilhões anualmente até 2027, segundo o relatório da Global Payments do Boston Consulting Group (BCG) de 2023. O avanço aponta para um cenário cada vez mais distante do uso de cédulas e até mesmo de cartões físicos.
Embora a digitalização represente eficiência e agilidade, o equilíbrio entre os diferentes métodos de pagamento segue sendo fundamental para o bom funcionamento do ecossistema financeiro. É o que defende Víctor Papi, Diretor de Produto e Receita da Transfeera, fintech que oferece soluções de pagamentos para empresas. “A diversidade de meios é essencial. Cada ferramenta tem suas particularidades e pode ser mais ou menos eficiente a depender do contexto das organizações. No entanto, os cartões apresentam limitações claras, principalmente para empresas, como altas taxas de transação e juros”, analisa.
Entre os principais desafios nas empresas, o diretor destaca a dificuldade de controle e conciliação de despesas com cartões, especialmente em empresas que lidam com múltiplos fornecedores. “A gestão financeira fica comprometida. Apesar disso, o cartão de crédito ainda encontra resistência à substituição, justamente pela possibilidade de parcelamento e uso de um limite com pagamento posterior. Já meios como o débito e o pré-pago tendem a ser substituídos com mais facilidade por outros meios de pagamento”, explica.
A diversificação dos meios e o papel do Pix no novo cenário
O Pix, por sua agilidade, baixo custo e liquidez imediata, tem se consolidado como uma ferramenta estratégica e digitalizada para os negócios. Para o executivo, a adoção dessa tecnologia no dia a dia das empresas pode ser determinante para otimizar o fluxo de caixa. “Reduzir o tempo de compensação e garantir previsibilidade no recebimento de pagamentos é um ganho relevante para a gestão financeira”, afirma o executivo.
Além do Pix, outras soluções como wallets digitais e blockchain também têm potencial para redesenhar o futuro dos pagamentos. As wallets funcionam como facilitadoras para o consumidor final, ao reunir diferentes formas de pagamento em um único ambiente. Já o blockchain, embora ainda distante de uma adoção em massa no Brasil, pode revolucionar transações internacionais ao eliminar intermediários, reduzir custos e aumentar a transparência e a segurança das operações.
Apesar do avanço das tecnologias, a migração para um sistema de pagamentos 100% digital ainda exige superação de alguns obstáculos. Segundo Papi, a integração com sistemas legados, o treinamento de equipes, a resistência à mudança e as preocupações com segurança cibernética são alguns dos principais pontos de atenção para empresas que desejam se adaptar a esse novo modelo.
“Atualmente, qualquer método de pagamento depende, em alguma medida, de uma conexão digital, o que aumenta a exposição a ataques como phishing, fraudes e falhas sistêmicas. Por outro lado, as soluções digitais oferecem recursos robustos de segurança, como autenticação multifator, criptografia e monitoramento em tempo real, desde que implementadas de forma adequada”, destaca Papi.
Diante disso, garantir diversidade de meios de pagamento, infraestrutura tecnológica segura e eficiente serão pontos essenciais para que as empresas possam acompanhar a evolução do setor de pagamentos e se posicionem com competitividade em um mercado cada vez mais digital e dinâmico.
Sobre a Transfeera:
Fundada em 2017, a Transfeera, empresa do grupo PayRetailers, é uma Instituição de Pagamento autorizada pelo Banco Central especializada em soluções de pagamento e recebimento para empresas, por plataforma e API. Entre os meios de pagamento oferecidos estão Pix, boleto com QR Code, cartão de crédito e link de pagamento. A empresa é participante direto do Pix e conta com certificações ISO 27001 e 27701, combinando eficiência e segurança.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>