Logo
Imprimir esta página

Seguradoras priorizam ganho de eficiência para enfrentar desafios do setor

Setor investe na inteligência artificial e inovação para otimizar operações e impulsionar resultados, explica especialista da consultoria Falconi

Em um cenário onde as seguradoras conseguem faturamentos superiores a R$ 180 bilhões/ano com prêmios emitidos, também existem oscilações negativas nos ganhos conquistados nos últimos anos – que passaram de um aumento de 21% em 2022 para um crescimento de 9% em 2023, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Para contornar este panorama, as seguradoras avançam no planejamento dos próximos meses de 2025, sendo o ano da eficiência operacional, onde a prioridade é a adoção de práticas de gestão avançadas, com apoio da inteligência artificial (IA) e outras inovações tecnológicas.

De acordo com o vice-presidente da Falconi para soluções de Serviços e Tecnologia, Daniel Oliveira, os próximos meses serão marcados por uma pressão crescente para que as seguradoras aumentem sua eficiência operacional e aprimorem a experiência dos clientes, utilizando dados e soluções digitais para se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo.

A busca por essa evolução também possui outra razão. O segmento, nos últimos anos, registrou muitos pedidos de sinistros por conta dos fenômenos naturais que vêm ocorrendo no país, como enchentes e queimadas em diversos estados – o que gerou crescimento de solicitações de indenizações nos ramos rural e patrimonial.

“O principal desafio do setor será o uso de soluções como IA, big data e machine learning, soluções cruciais para automatizar processos, aumentar a precisão na análise de riscos e personalizar produtos e serviços, em um contexto onde a demanda por agilidade é crescente”, aponta o executivo. “O investimento em inovações promete transformar áreas como gestão de sinistros e relacionamento com clientes, tornando as operações mais rápidas, precisas e eficientes, além de reduzir custos operacionais”, complementa Daniel.

Ao mesmo tempo, o especialista aponta que a aplicação de dispositivos IoT e o uso estratégico de dados estarão no centro das iniciativas de subscrição e precificação de riscos.

Outro ponto relevante são as movimentações “B2B2C”, onde as empresas fazem parcerias com balcões de vendas digitais que oferecem seguros diretamente à suas bases de clientes. O VP da Falconi explica ainda que ações como segmentação e gestão de performance comercial dos canais de distribuição são formas de superar desafios para elevar os ganhos nesse ponto.

“Seja com a implantação de CRM, desenvolvimento de cotações automatizadas, ou até a conexão com sistemas bancários, a tecnologia tem um papel importante para potencializar esses canais de vendas”, explica Daniel.

Ao unir gestão e tecnologia, as seguradoras que querem buscar mais eficiência no futuro próximo precisarão adotar uma abordagem estratégica que esteja unida à excelência operacional. O foco na inovação permitirá que as empresas do setor não apenas se adaptem às mudanças, mas também liderem um mercado mais dinâmico, seguro e orientado para o cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto