Logo
Imprimir esta página

Abramge Irá Denunciar Cursos Jurídicos que Estimulam Judicialização na Saúde Suplementar

Entidade critica a proliferação de cursos que ensinam estratégias para acionar operadoras judicialmente e alerta para os impactos na cadeia como um todo; os custos relacionados a ações judiciais cresceram 183% nos últimos cinco anos.

A Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE) irá acionar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra cursos promovidos por escritórios de advocacia que incentivam a judicialização predatória da saúde suplementar.

Entre os principais alvos está a “Formação Estratégica em Direito da Saúde”, oferecida pelo advogado e professor Elton Fernandes. Voltado a profissionais que desejam se especializar em ações judiciais contra operadoras de planos de saúde, o curso preocupa o setor por estimular litígios que, muitas vezes, desconsideram contratos firmados e diretrizes clínicas estabelecidas.

Embora o setor de planos de saúde represente apenas 1,6% das reclamações registradas na plataforma oficial Consumidor.gov.br, é um dos mais demandados no Judiciário. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os custos relacionados a ações judiciais ultrapassaram R$ 6,8 bilhões em 2024 — um crescimento de 183% em comparação com 2019.

“Cursos como esses promovem uma judicialização predatória, que desestrutura a lógica assistencial, ignora contratos legítimos e impõe custos bilionários ao setor. O resultado é uma cadeia insustentável, em que decisões judiciais pontuais comprometem o equilíbrio do sistema como um todo. Precisamos fortalecer a segurança jurídica e valorizar as diretrizes técnico-científicas que orientam o cuidado, em vez de alimentar uma indústria de litígios que prejudica não apenas as operadoras, mas, sobretudo, os beneficiários”, afirma Gustavo Ribeiro, presidente da Abramge.

A diretora jurídica da entidade, Ana Amélia Bertani, também chama atenção para o caráter antiético desse tipo de prática. “Estamos diante de um cenário preocupante em que cursos com viés comercial estão sendo usados para instrumentalizar ações judiciais em massa, sem o devido rigor técnico ou análise das diretrizes clínicas. Isso representa um desvio ético e jurídico grave, que precisa ser coibido pelos órgãos competentes. A atuação da Abramge visa proteger a integridade do setor e o direito coletivo à saúde suplementar com equilíbrio e responsabilidade”, destaca.

A Abramge defende a adoção de regras mais claras, maior segurança jurídica e o fortalecimento dos mecanismos de resolução consensual de conflitos como medidas essenciais para preservar a sustentabilidade da saúde suplementar no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto