Logo
Imprimir esta página

Cultura de seguros: qual a melhor idade para começar a falar sobre o assunto?

Crédito unsplash Crédito unsplash

A introdução do tema na educação financeira dos jovens, segundo especialistas do mercado e da indústria seguradora

Existe um momento mais adequado para se falar sobre a cultura de seguros dentro de casa? Especialistas opinam sobre o assunto e muitos acreditam que a melhor hora é quando os filhos, ainda jovens, têm o primeiro contato com a vida adulta, por exemplo, fazendo autoescola para tirar a CNH ou durante o primeiro estágio, aprendendo a administrar o primeiro salário.

De acordo com a educadora financeira Luciana Pavan, fundadora da plataforma 90 Segundos de Finanças, para muitos jovens, conquistar o primeiro carro representa independência e realização pessoal. “No entanto, é comum que o seguro seja negligenciado nesse processo. Antes mesmo da compra, o ideal seria considerar o custo do seguro como parte do investimento, já que ele pode alterar significativamente o custo-benefício do veículo. Às vezes, a pessoa opta por um carro mais barato, mas descobre que o seguro tem um custo mais elevado. É importante olhar estatísticas de roubo e analisar o valor da proteção antes de fechar negócio”, afirma a especialista.

Pavan ainda ressalta que contratar uma apólice não deve ser visto apenas como uma medida contra roubo. “O seguro contra terceiros, por exemplo, é fundamental. Você nunca sabe se vai colidir com um carro de luxo – e isso pode representar um grande prejuízo”, alerta. Outro ponto que muitos jovens desconhecem é que algumas seguradoras oferecem assistências que podem ser úteis no dia a dia, como guincho, chaveiro e até serviços residenciais. “Essas assistências representam uma economia e evitam imprevistos que impactam o orçamento”, conclui.

A OON Seguradora, empresa mineira que atua com seguros digitais para automóveis, acredita que o desenvolvimento da cultura insurance deve vir junto com a matrícula nas aulas de condução. “Quando um adolescente ou um jovem adulto está se preparando para tirar a licença de condutor, temos o momento ideal para discutir o tema segurança dentro de casa. Uma apólice bem escolhida pode ser sinônimo de uma boa noite de sono”, salienta Wellington Jones, CMO da OON Seguradora.

Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), há cerca de 20,1 milhões de veículos com seguro no Brasil. Isso representa apenas 30% da frota total de 62,3 milhões de automóveis e 9,7 milhões de caminhonetes registrada em maio pelo Ministério dos Transportes. Em outras palavras, mais de 70% dos veículos em circulação seguem sem qualquer tipo de cobertura securitária.

Esses dados apresentados acima revelam que o tema “seguro auto” não se encontra estabelecido no cotidiano dos brasileiros. Jones salienta que o momento mais apropriado é no começo, ou seja, quando o jovem está tendo suas primeiras experiências com o volante. “Quando contratamos uma apólice, nosso desejo é nunca ter que usá-la. No entanto, sabemos que os imprevistos acontecem e, além de estimular a prudência no manejo dos veículos, é imprescindível desenvolver esse pensamento de que o sinistro é uma possibilidade”, ressalta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto