Saiba Como Funciona a Desacumulação na Previdência Privada
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Tallyta Pavan
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Estratégia dos "três potes" ajuda a usufruir dos recursos com mais equilíbrio e segurança
Ao longo dos anos de trabalho, muita energia é dedicada à construção de uma reserva financeira para o futuro por meio da previdência privada. Mas, quando chega o momento de usufruir desse patrimônio — fase conhecida como desacumulação —, é comum surgirem dúvidas sobre como distribuir e administrar os recursos acumulados de forma eficiente, equilibrada e segura.
Esse período, essencial na jornada previdenciária, exige planejamento e decisões conscientes. Um caminho bastante conhecido em mercados mais maduros, como o europeu, propõe uma organização simples e funcional: a estratégia dos “três potes”. A ideia é dividir o montante acumulado no plano de previdência privada em três categorias, com objetivos distintos, permitindo uma gestão mais controlada e alinhada ao momento de vida do beneficiário.
“O período da desacumulação exige tanto planejamento quanto a fase de acúmulo. Ter clareza sobre os objetivos e necessidades ajuda a evitar decisões precipitadas e contribui para uma aposentadoria mais tranquila e sustentável”, afirma Rafael Barroso, superintendente sênior da Bradesco Vida e Previdência.
A seguir, entenda como funciona essa proposta de organização dos recursos previdenciários:
1. Pote da Liberdade (20% da reserva)
Esse primeiro grupo tem dupla função: permitir a realização de sonhos pessoais, como uma viagem, a reforma da casa ou a compra de um bem, e atuar como uma reserva emergencial para cobrir imprevistos. Aqui, flexibilidade é a palavra-chave.
2. Pote da Renda Mensal (60% da reserva)
É o que garantirá a manutenção do padrão de vida desejado. Deve assegurar os recursos necessários para cobrir despesas regulares com moradia, saúde, alimentação e lazer. A definição da melhor forma de recebimento, renda vitalícia ou programada, por exemplo, deve considerar fatores como idade, perfil de risco e projeção de vida.
“A escolha da modalidade de renda é uma das decisões mais relevantes nesse período. Contar com o suporte de um profissional especializado é essencial para encontrar o equilíbrio entre proteção e flexibilidade”, orienta Barroso.
3. Pote da Herança (20% da reserva)
Essa porção do patrimônio é voltada à sucessão familiar, sendo destinada a beneficiar filhos ou dependentes em etapas importantes da vida, como educação, moradia ou empreendedorismo. Além de reforçar o cuidado com o legado, esse planejamento contribui para a harmonia familiar ao evitar disputas no futuro.
“Planejar a desacumulação é tão importante quanto construir a reserva. Ao dividir os recursos com base em finalidades bem definidas, o investidor ganha segurança para viver essa nova etapa da vida com mais plenitude”, conclui o executivo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>